Search
Close this search box.

Zanin autoriza volta ao cargo de presidente do TJ-MS investigado por venda de sentenças

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (9) o retorno do desembargador Sérgio Fernandes Martins para o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS).

Sérgio Martins é investigado por um suposto esquema de venda de sentenças na Corte. Ele estava afastado da presidência do tribunal desde o final de outubro.

Até o referido mês, o processo contra Sérgio Martins e outros membros do tribunal sul-mato-grossense corria no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao ser enviado para o STF, o caso ficou sob relatoria de Zanin.

Em nota, o Tribunal de Justiça disse que, com a decisão de Zanin, Sérgio Martins “retoma suas atividades administrativas […] até o término de seu mandato”.

Zanin tomou a decisão após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, Sérgio Martins também volta a ter contato com servidores do Tribunal de Justiça e não precisará mais utilizar tornozeleira eletrônica.

Em relatório ao STJ, a Polícia Federal (PF) apontou que o desembargador teria adquirido bens com dinheiro vivo não declarado. Ao STF, porém, a defesa de Sérgio Martins apresentou comprovantes de declarações de transações à Receita Federal.

O relatório, ao qual a CNN teve acesso, aponta que o presidente do TJ-MS teria comprado carros e 80 cabeças de gado.

Operação da PF deflagrada em 24 de outubro por ordem do STJ havia afastado não só Sérgio Martins do TJ, mas também os desembargadores Sidnei Soncini Pimentel — quem vai sucedê-lo no posto –, Vladimir Abreu da Silva, Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Aguiar Bastos.

*Com informações de Elijonas Maia, da CNN, em Brasília

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governador admite que infraestrutura no Monte Rinjani é insuficiente

O governador de West Nusa Tenggara, local onde fica o Monte Rinjani, na Indonésia, divulgou uma…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

CNU 2025: inscrições começam em 2 de julho, veja tabela de cargos 

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam em 2…