TJMS inaugura 4ª Vara de Violência Doméstica na Casa da Mulher Brasileira

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) ampliará a rede de proteção às vítimas de violência doméstica. Nesta sexta-feira (7), será inaugurada a 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que funcionará na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.

Com essa iniciativa, o TJMS dobrará sua capacidade de atendimento na capital, somando-se à 3ª Vara, já em funcionamento no local, para agilizar a concessão de medidas protetivas e garantir um suporte mais ágil e eficiente às vítimas.

Mais proteção e agilidade no atendimento

A nova unidade contará com profissionais especializados para oferecer suporte psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência. Com duas varas dedicadas às medidas protetivas, o Tribunal de Justiça busca acelerar os atendimentos e garantir respostas mais rápidas e eficazes.

A cerimônia de inauguração será realizada às 15h desta sexta-feira na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n, no Jardim Imá. Durante o evento, também será apresentada a juíza responsável pela nova unidade.

Estrutura e funcionamento

A 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher terá espaços dedicados à assistência social, atendimento psicológico, arquivo de processos, cartório, além de um gabinete para o juiz e uma sala de apoio.

Atuação das varas especializadas

Atualmente, o TJMS já conta com três Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher:

1ª e 2ª Varas: responsáveis pelo julgamento de ações penais;

3ª Vara: focada na análise de medidas protetivas e execução de penas restritivas de direitos;

4ª Vara (nova): atuará com a mesma competência da 3ª Vara, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Com essa ampliação, o TJMS reafirma seu compromisso no combate à violência contra a mulher, garantindo mais agilidade e eficiência na prestação jurisdicional

VEJA MAIS

Apagão atinge oito cidades de MS na noite de segunda-feira

Oito cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Corumbá, e Aquidauana, ficaram sem energia…

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…