SES promove oficinas para construir Plano de Ação da Rede Alyne em MS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul realiza, entre os dias 19 e 29 de maio, oficinas regionais para a construção do Plano de Ação da Rede Alyne, com o objetivo de fortalecer a atenção à saúde materna e infantil e reduzir a mortalidade no estado.

As atividades ocorrem na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande, com participação de técnicos municipais, gestores, profissionais de saúde e sociedade civil. As oficinas visam identificar demandas locais, definir estratégias e elaborar um plano integrado, com foco especial no cuidado a mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade da SES, Andriely Gomes dos Santos, o plano será construído de forma participativa, respeitando as realidades regionais para garantir um atendimento mais seguro e resolutivo.

A Rede Alyne, lançada em 2024 pelo Governo Federal, substitui a antiga Rede Cegonha e busca reduzir em 25% a mortalidade materna até 2027, com atenção especial às mulheres negras, indígenas, quilombolas e em situação de risco social.

VEJA MAIS

Pré-COP: Brasil propõe resposta global a incêndios florestais

Durante a Pré-COP, em Brasília, evento preparatório à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas…

Lote extra de R$ 1,5 bi do abono salarial será pago nesta quarta-feira

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores com inconsistência nos dados enviados pelos empregadores que trabalharam…

Adolescente de 14 anos é encontrado morto após desaparecer durante pescaria

O corpo de Victor de Souza Silva, de 14 anos, foi encontrado no final da…