Sejuv celebra avanços em 2024 e apresenta novos projetos para impulsionar a juventude em 2025 – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), realizou 45.058 atendimentos em 2024, destacando ações em qualificação profissional, saúde mental, inclusão social e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho. O foco é preparar a juventude para os desafios atuais e futuros, promovendo inclusão e desenvolvimento pessoal.

Entre os destaques do ano, o Centro de Referência da Juventude que realizou atendimentos e a promoção de cursos de qualificação profissional, já que atualmente são oferecidos 122 cursos presenciais.

“O planejamento para 2025 é que os novos projetos a serem lançados fortaleçam o incentivo à busca individual de cada jovem. Estaremos atentos e focados nas oportunidades que a Rota Bioceânica proporcionará, pois a capacitação e a qualificação são prioridades. Além disso, daremos ênfase à valorização e ao incentivo à cultura, ao esporte e ao lazer. Para que tudo funcione como planejado, os cuidados e a orientação necessários à saúde mental dos jovens e de seus familiares serão fundamentais. Nosso objetivo é atender a juventude no presente para construir um futuro mais próspero”, afirmou a atual secretária da Sejuv, Michele dos Santos Ferreira.

Principais resultados de 2024

Centro de Referência da Juventude: Foram realizados 12.103 atendimentos, abrangendo serviços essenciais como emissão de RG (Sejusp), encaminhamento ao mercado de trabalho (Funsat), passe estudantil (Agetran) e Junta Militar.

Cursos de qualificação profissional: Mais de 23 mil atendimentos em cursos presenciais, EAD, artes marciais e danças. A grade incluiu opções como Auxiliar Administrativo, Design de Sobrancelhas, Excel Básico, Fotografia, e Primeiros Socorros. Atualmente, a Secretaria oferece 122 cursos presenciais.

  • Escola Pública de Marketing Digital: A primeira do Brasil capacitou 2.384 alunos em módulos como Social Media, Tráfego Pago e Vendas no Marketing Digital.
  • Plataforma de cursos online (EAD): Em parceria com instituições como Microcamp, a Sejuv registrou 7.799 alunos matriculados em mais de 100 opções de cursos, como Empreendedorismo e Cuidador de Idosos.

Prepar@Juv: O cursinho preparatório gratuito para o Enem atendeu 598 alunos em quatro turmas. O projeto também ofereceu “aulões” abertos à comunidade, com aulas semanais de disciplinas como Redação, Biologia e Matemática.

Mercado de Trabalho – Empreg@Juv: Por meio de parcerias com empresas e instituições de ensino, 421 jovens foram encaminhados para empregos e estágios. O projeto auxilia no direcionamento às vagas com base no perfil dos candidatos.

Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP): A Sejuv intensificou os atendimentos em saúde mental, totalizando 9.796 atendimentos em 2024. A equipe multidisciplinar promoveu palestras, oficinas e apoio às famílias, com foco na prevenção e acolhimento.

Para a psicóloga Débora Uchoa, a complexidade dos casos, especialmente envolvendo jovens e populações vulneráveis, exige atenção individualizada. “A equipe precisa se desdobrar para oferecer um acompanhamento eficiente e personalizado”, destaca.

“As atividades lúdicas e as palestras são extremamente importantes, pois ajudam a quebrar barreiras e levam a discussão sobre saúde mental para um ambiente mais acessível e acolhedor. Essas ações incentivam as pessoas a compreenderem melhor suas emoções e a perceberem que cuidar da saúde emocional é tão fundamental quanto cuidar da saúde física, especialmente em um contexto onde o estigma ainda é muito presente”, afirma a psicóloga.

Projetos nos bairros: Por meio do Capacit@Juv, cursos e serviços chegaram a diversas regiões de Campo Grande, incluindo o Aero Rancho, Guanandi e Nova Campo Grande. O projeto Telecentro no Meu Bairro instalou polos com acesso à internet em bairros estratégicos, permitindo a participação de jovens em cursos online.

Inclusão social por meio do esporte e cultura:Dança Juventude: Atendeu 1.015 jovens com aulas de danças urbanas, promovendo interação social e desenvolvimento físico.

  • Luta Juventude: Mais de 481 jovens praticaram artes marciais como Muay Thai, focando em disciplina e combate à violência.
  • Capoeira Juventude+: Cerca de 614 jovens participaram dessa prática que promove inclusão social e fortalecimento da identidade cultural.

Destaques e novos projetos para 2025

Em 2025, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) dará continuidade a importantes ações que marcaram os avanços de 2024, com a ampliação dos cursos presenciais e EAD, garantindo mais oportunidades de qualificação profissional. O Prepar@Juv terá um segundo ciclo, com novas turmas preparatórias para o Enem e vestibulares, reafirmando o compromisso com a educação gratuita e de qualidade. Além disso, os projetos nos bairros serão fortalecidos, ampliando o acesso a atividades de qualificação, esporte e cultura em diversas regiões de Campo Grande.

Novos projetos serão implementados para atender às demandas da juventude. O Empoderad@Juv e o Empreend@Juv buscarão incentivar o empreendedorismo entre os jovens, promovendo autonomia e inovação. O CineJuv levará cultura itinerante aos bairros, enquanto o Juventude Criativa terá foco na economia sustentável, com iniciativas que unem criatividade e consciência ambiental. O Juventude Cultural valorizará movimentos culturais locais, enquanto o Juventude na Orla oferecerá projetos de lazer integrados às comunidades.

Na área de inovação e tecnologia, o projeto Conect@Juv será expandido para as sete regiões da cidade, oferecendo cursos voltados à Rota Bioceânica e ao desenvolvimento tecnológico. O Estúdio JuventudePod continuará como uma importante ferramenta de inclusão digital, comunicação e acesso à informação para os jovens, fomentando o uso de plataformas digitais para aprendizado e interação.

A saúde mental seguirá como uma prioridade para a Sejuv em 2025, com a ampliação dos serviços do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP). As ações serão voltadas para o fortalecimento do suporte às famílias e a intensificação de iniciativas de prevenção, garantindo que os jovens tenham acesso ao acolhimento e ao acompanhamento necessário. Essas ações consolidam o compromisso da Sejuv em promover a inclusão, o desenvolvimento e o bem-estar da juventude, preparando-a para um futuro mais próspero e integrado.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra aula na Escola de Marketing Digital. A foto interna é de um dos cursos da Sejuv – da Escola de Marketing, no ParkTec-CG. A foto seguinte é de estudantes. O foto seguinte mostra um auditório cheio de estudantes do PreparaSejuv. A foto seguinte é do projeto Capacita Sejuv e a última mostra uma estudante com certificado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…