São Paulo tem alerta de temporal e metrô ainda funcionando parcialmente
Paulo Pinto/Agência Brasil
A cidade de São Paulo tem alerta de novos temporais neste domingo (26), enquanto ainda se recupera da força das águas da última sexta-feira (24). A capital registrou o terceiro maior volume de chuva em um único dia e alagamentos tomaram conta de estações de metrô. A linha 1-Azul, que atende as zonas norte e sul da metrópole, ainda opera parcialmente.
Os trens não passam no trecho entre Santana e Tucuruvi e ônibus gratuitos do PAESE atendem aos usuários. A mudança da operação ocorre para a recomposição da estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna, que ficou alagada. Desde sexta-feira, 200 funcionários trabalham na recomposição da operação.
No trecho que segue funcionando, entre Jabaquara e Santana, os trens circulam com velocidade reduzida. A previsão é que a operação volte ao normal na segunda-feira (27).
Até lá, a cidade vive a expectativa de novos temporais, que não devem ser tão intensos. A chuva é potencializada pelas altas temperaturas registradas na capital, que registra termômetros acima dos 30ºC desde a manhã deste domingo (26).
Os impactos da chuva também preocupam as autoridades, que já anunciaram a montagem de um gabinete de crise para coordenar as ações de prevenção contra enxurradas.
Um idoso morreu na sexta-feira. O artista plástico Rodolpho Tamanini Netto, de 73 anos, se afogou quando a água invadiu um imóvel dele no bairro da Vila Madalena, na zona oeste. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento da vítima.