Projeto prevê uso de multas de trânsito para custear CNH Social em MS

O valor arrecadado com multas de trânsito poderá ser utilizado para financiar o programa CNH MS Social. A proposta está prevista no Projeto de Lei 172/2025, apresentado nesta quinta-feira (3) pelo deputado Gerson Claro (PP), durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

A medida altera a Lei Estadual 5.806/2021, que criou o programa, incluindo as multas como nova fonte de custeio. Atualmente, os recursos para o CNH MS Social vêm do orçamento do Detran-MS, de convênios, doações, emendas parlamentares e outras fontes legalmente autorizadas.

Segundo o deputado, a inclusão das multas reforça o compromisso social do Legislativo com a população em situação de vulnerabilidade. “Essa mudança não é apenas técnica, mas representa uma ampliação concreta das ações de inclusão social. A habilitação é uma porta para o mercado de trabalho e uma ferramenta de dignidade”, afirmou Gerson Claro.

Desde 2021, o programa já beneficiou 1.039 pessoas, que tiveram todo o processo de habilitação custeado, incluindo taxas do Detran-MS (cerca de R$ 700), aulas teóricas e práticas, além de exames médicos e psicotécnicos.

Após o período para apresentação de emendas, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se aprovado, seguirá para avaliação das comissões de mérito e, posteriormente, para votação em plenário.

VEJA MAIS

Em alta há oito pregões, bolsa registra quinto recorde seguido

Em dia de alívio no mercado doméstico e internacional, a bolsa de valores voltou a…

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que…

Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta

O projeto de Lei Antifacção, assinado pelo presidente Lula e que chegou ao Congresso Nacional,…