Povos originários inspiram música e poesia em evento na UFMS

A influência dos povos originários na arte e na cultura será o tema central do I Workshop Música, Poesia e Patrimônio Imaterial, que acontece neste sábado (25), às 10h, no Anfiteatro Luis Felipe Oliveira, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizado em parceria com a UNESCO, o evento propõe um mergulho na literatura, na música e nas expressões culturais do Estado, com destaque para produções em língua guarani e suas conexões com o cenário internacional.

Entre os convidados está a escritora e embaixadora da paz Delasnieve Daspet, que falará sobre sua produção literária e apresentará seu novo livro Ñe’engatu – O Conversador, escrito em guarani. “A minha poesia é uma forma de levar o Mato Grosso do Sul para o mundo. Tenho trabalhado com textos em português e guarani, que contam a nossa história e os nossos causos literários, levando nossa voz para outros países”, explica.

Segundo Delasnieve, o novo livro “é uma forma de expressar a alma indígena através da palavra. O guarani é uma das três línguas oficiais do Mercosul, e pretendo lançar esse livro em vários países da América. É literatura que nasce aqui, mas fala com o mundo”.

A escritora também destaca a relação entre música e poesia. “A música geralmente tem uma poesia no seu recôndito, e a partir dela são criadas novas versões poéticas: a cantada e a musicada”. Para ela, o evento é uma iniciativa inédita. “Este é o primeiro encontro que une poesia, música, uma universidade e uma parceria direta com a UNESCO”, ressalta.

Reconhecida nacional e internacionalmente, Delasnieve Daspet é presidente e fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul. Autora de 27 livros traduzidos para mais de oito idiomas, ela já recebeu prêmios no Brasil e no exterior, incluindo a Medalha de Prata da Academia Francesa de Artes, Ciências e Letras. Em 2024, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros, sediada na Flórida (EUA).

O workshop também contará com o professor e violonista Marcelo Fernandes, doutor em Artes pela USP e coordenador do Programa de Extensão Escola de Música da UFMS; o músico Evandro Dotto, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música; a intérprete e professora Dra. Ana Lúcia Gaborim; e o escritor e cantor Irwin Ferreira. O grupo apresentará poesias e canções inspiradas nos povos originários, além de peças instrumentais com influência africana, explorando as conexões entre literatura, composição e identidade cultural.

A iniciativa marca o início de uma série de workshops promovidos pela UFMS, em parceria com o CAESE|CEAEDD (Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação), instituição brasileira com sede na França que atua junto à UNESCO na promoção da educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

As inscrições serão realizadas diretamente no local, antes do início do evento.

A inscrição para participar do workshop pode ser feita diretamente no local do evento.

Serviço
Evento: I Workshop – Música, Poesia e Patrimônio Imaterial
Data: Sábado, 25 de outubro
Horário: 10h
Local: Anfiteatro Luis Felipe Oliveira – UFMS, Campo Grande (MS)
Inscrição: Gratuita, no local do evento
Realização: Programa de Extensão Escola de Música da UFMS e CAESE|CEAEDD

VEJA MAIS

Polícia de São Paulo impede atentado contra autoridades públicas

O Ministério Público de São Paulo, a Polícia Civil e a Polícia Militar conseguiram, numa…

Mulher de ex-procurador-geral do INSS fica em silêncio na CPMI

A esposa do ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, Thaisa Hoffmann Jonasson,…

Lula quer discutir com Trump punição dada a ministros do STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na madrugada desta sexta-feira (24), que quer…