Polícia Civil recupera 26 celulares furtados da Secretaria de Saúde de Campo Grande

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF), recuperou 26 aparelhos celulares furtados da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. Os dispositivos, que haviam sido doados pela Receita Federal para apoiar o trabalho da equipe de saúde do município, desapareceram do estoque sem registro, totalizando 48 unidades subtraídas.

Após um intenso trabalho de investigação, parte dos celulares foi localizada e devolvida ao setor responsável da SESAU. Durante a apuração, a polícia identificou que os aparelhos estavam sendo utilizados por pessoas que os adquiriram de terceiros, acreditando serem produtos de origem estrangeira, pois estavam em caixa, acompanhados de carregador, mas sem nota fiscal.

A investigação apontou que a maioria dos telefones havia sido revendida por um lojista, que, por sua vez, os comprou de um servidor público de 28 anos, lotado na SESAU. O funcionário foi indiciado pelo crime de peculato.

Alerta sobre a compra de celulares

A Polícia Civil reforça a importância de tomar precauções ao adquirir aparelhos eletrônicos, recomendando que a compra seja feita sempre com nota fiscal e de fontes confiáveis. Além disso, é possível verificar a procedência do celular por meio do IMEI, utilizando a ferramenta online da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disponível no link: Consulta Celular Legal – Anatel.

Empresas do setor de eletrônicos também devem adotar medidas de segurança nas vendas, como a exigência de cadastro prévio de clientes e o preenchimento de formulários com dados pessoais antes da entrega, minimizando os riscos de repasse a criminosos.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…