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Piscamos e Dia dos Pais está ai!! Data deve movimentar quase R$ 300 milhões no comércio

O Dia dos Pais promete aquecer as vendas no comércio de Mato Grosso do Sul este ano. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) junto com o Sebrae-MS, a expectativa é que a data movimente cerca de R$ 297,9 milhões no estado, somando os gastos com presentes e comemorações.

Mesmo com esse valor alto, a previsão é 19% menor que a do ano passado. Segundo a economista Regiane Dedé de Oliveira, isso acontece porque os consumidores estão mais cautelosos com os gastos. Ainda assim, mais pessoas querem presentear seus pais, mostrando o carinho e a importância da data.

Entre os que não vão dar presentes, 43% dizem que o motivo é que o pai já faleceu. Outros 13% afirmam que não têm contato com o pai, e 7% não vão comprar por falta de dinheiro.

O que os consumidores pretendem comprar?

A expectativa é que R$ 146 milhões sejam gastos só com a compra de presentes. O gasto médio por pessoa deve ser de R$ 194, e a maioria (96%) pretende entregar o presente pessoalmente, comprando em lojas físicas no centro e nos bairros.

Os itens mais procurados são:

Roupas (55%)

Calçados (36%)

Perfumes (17%)

Na hora de decidir a compra, o que mais pesa é a qualidade do produto (56%) e o gosto do pai (29%). Além disso, a maior parte dos consumidores (66%) quer pagar à vista e procura vantagens nessa forma de pagamento.

Dicas para os lojistas

De acordo com Paulo Maciel, do Sebrae/MS, o momento é uma ótima oportunidade para os pequenos negócios se destacarem. Como a maioria das compras ainda é feita presencialmente, ele recomenda que os lojistas invistam em vitrines temáticas e um atendimento mais próximo e cuidadoso.

Outros pontos que influenciam o cliente:

Descontos para pagamento à vista (66%)

Parcelamento no cartão (33%)

Bom atendimento (20%)

Mesmo que apenas 12% dos consumidores pretendam comprar pela internet, esse canal pode atrair novos clientes. Ter boas fotos, descrições claras dos produtos e uma jornada de compra segura nas redes sociais pode fazer a diferença.

No atendimento presencial, os fatores que mais influenciam são:

Bom atendimento (46%)

Disponibilidade do produto (34%)

Localização da loja (26%)

Já para as compras online, os destaques são:

Descrição detalhada dos produtos (38%)

Segurança no pagamento (32%)

Avaliações de outros clientes (25%)

Comemorações em família

Além dos presentes, muitos também devem comemorar a data em família, o que deve movimentar cerca de R$ 151 milhões. O gasto médio previsto é de R$ 182. A maioria (75%) planeja fazer uma refeição em casa com os familiares. Outros vão aproveitar passeios locais (15%) ou sair para restaurantes (8%).

A pesquisa ouviu 1.982 pessoas entre os dias 23 de junho e 5 de julho de 2025, em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro é de 5% a 6%, com 95% de confiança nos resultados.

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