PF inicia ação contra queimadas com foco no Pantanal e Amazônia

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Incêndios 2025, com o objetivo de intensificar o combate aos incêndios florestais em todo o território nacional. A ação tem atenção especial voltada às regiões da Amazônia Legal e do Pantanal, com início imediato nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso — áreas que vêm sofrendo com a combinação de eventos climáticos extremos e crimes ambientais recorrentes.

Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a operação marca uma nova etapa na atuação integrada de órgãos federais, com uso intensivo de tecnologia, como geointeligência e drones, além da instalação de bases avançadas em pontos críticos do Pantanal sul-mato-grossense. A operação conta com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, IBAMA, ICMBio, AGU e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A escolha de Mato Grosso do Sul como ponto de partida se justifica pelo agravamento das queimadas, impulsionadas por estiagens prolongadas e pelo uso ilegal do fogo. O estado concentra uma parte expressiva do bioma Pantanal, o que o torna estratégico no enfrentamento aos crimes ambientais antes da intensificação do período seco.

Dados da Polícia Federal mostram um aumento significativo nas ações de fiscalização: em 2024, foram instaurados 138 inquéritos sobre queimadas no país — número três vezes maior que em 2023. Nos primeiros meses de 2025, já são 42 investigações em andamento. Somente no último ano, a PF executou 29 mandados de busca e apreensão, três prisões preventivas, 16 flagrantes e determinou o bloqueio de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.

A expectativa é que a operação se expanda nos próximos meses para outros estados da Amazônia Legal, como Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Para Mato Grosso do Sul, a Operação Incêndios 2025 representa um reforço essencial na preservação do Pantanal e no combate direto ao desmatamento e às queimadas ilegais.

VEJA MAIS

Bebê morre atropelada por caminhão conduzido pelo tio em Corumbá

Uma criança de 1 ano e 11 meses perdeu a vida após ser atropelada por…

Discussão entre mães termina em tapa em Campo Grande

Uma discussão entre duas moradoras do bairro Vila Cidade Morena, em Campo Grande, terminou em…

Tribunal do Crime é interrompido pela polícia e salva homem de execução em boca de fumo

Um homem foi resgatado pela Polícia Militar após ser mantido em cárcere privado dentro de…