PF desarticula organização criminosa de tráfico internacional e lavagem de dinheiro em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Whitney, para desmantelar uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro em Mato Grosso do Sul.

A ação é um desdobramento da Operação Serra Nevada II, realizada em setembro de 2024, e tem como foco principal o patrimônio acumulado pelo grupo investigado. Durante as apurações, foram identificados diversos bens registrados em nome de laranjas — como familiares, empresas e terceiros — usados para disfarçar a origem ilícita dos recursos obtidos com o tráfico.

O nome da operação faz referência ao Monte Whitney, o ponto mais alto da Cordilheira da Serra Nevada, em alusão à fase anterior da investigação e à escalada nas ações contra os líderes do esquema criminoso.

Por determinação da Justiça Federal de Campo Grande, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 50 milhões. Entre os bens sequestrados estão aproximadamente 20 veículos de luxo, cerca de 20 imóveis urbanos e rurais, além de duas fazendas avaliadas em R$ 15 milhões.

Na fase anterior da investigação, a PF apreendeu armas de fogo, tanques de combustível adaptados para ocultar drogas e outros materiais que reforçaram os indícios contra o grupo.

Ao todo, 40 policiais federais participam da operação, com ordens judiciais sendo cumpridas nas cidades de Campo Grande, Bonito, Bodoquena e Antônio João.

Os investigados poderão responder por organização criminosa armada, tráfico e associação para o tráfico internacional de drogas, além de lavagem de capitais.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…