Levantamento da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) mostra redução significativa nos crimes patrimoniais em Mato Grosso do Sul entre janeiro e junho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. A capital, Campo Grande, teve os melhores índices de queda, com destaque para os roubos em via urbana, que caíram 30,7%.
Também houve redução nos roubos a comércios (-7,1%), residências (-7,8%) e veículos (-20,2%). No caso dos furtos, a maior queda foi nos de veículos, com 33,4%. Já os furtos em residências mantiveram estabilidade.
Segundo o coronel Emerson Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano, o resultado é reflexo do aumento no policiamento preventivo, uso de inteligência policial e realocação estratégica das equipes conforme os dados criminais.
No Estado, os roubos em geral também diminuíram: via urbana (-21%), de veículos (-13,4%), ao comércio (-6%) e em residências (-2,1%). Roubos seguidos de morte tiveram queda de 66,7%. Os furtos de veículos caíram 23,6% e os de residências, 4,9%.
O delegado Fábio Brandalise, da Derf, reforça a importância do combate aos crimes patrimoniais e alerta para os riscos da compra de produtos sem procedência. Ele orienta a exigir nota fiscal ou recibo e checar o IMEI de celulares no site da Anatel para evitar o crime de receptação.