MS sedia Congresso Internacional sobre TEA

Mato Grosso do Sul será palco do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, que acontecerá no dia 15 de março de 2025, no Majestic Hall, em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande. O evento reunirá mais de 1.500 profissionais das áreas de saúde, educação e afins, com o objetivo de debater o diagnóstico, tratamento e práticas de apoio para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta aproximadamente 1 em cada 36 crianças no Brasil.

O Congresso contará com renomados especialistas, como o médico neuropediatra Dr. Paulo Liberalesso, a assistente social especializada em saúde mental e TEA Emília Gama, e a fonoaudióloga Marina de Castro Fregnan. Eles abordarão os avanços e os desafios no cuidado a pessoas com TEA, além de discutir temas como a inserção social, o acesso a serviços de saúde e as políticas públicas voltadas ao autismo.

O evento também destacará a necessidade de uma formação contínua de profissionais, especialmente nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia ocupacional, que são essenciais para o tratamento do transtorno, e a situação do atendimento no Estado.

Idealizado por Chayene Georges, mãe de uma criança autista, o Congresso conta com o apoio de estudiosos, especialistas, da OAB MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Prefeitura de Ponta Porã. Para Chayene, o evento representa uma oportunidade fundamental para fortalecer a rede de apoio a famílias e profissionais que lidam com o TEA: “Nosso objetivo é criar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, promovendo mudanças significativas no tratamento do autismo no Brasil”, afirmou.

VEJA MAIS

SP: Uma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa

Uma pessoa morreu e cerca de 40 ficaram feridas com a queda de uma estrutura…

Lula visita aldeia indígena e promete energia para 4,3 mil famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste domingo (2) a Aldeia Vista Alegre…

Lula: COP30 fará o mundo olhar de uma forma diferente para a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste domingo (2) com moradores da comunidade…