MS sedia Congresso Internacional sobre TEA

Mato Grosso do Sul será palco do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, que acontecerá no dia 15 de março de 2025, no Majestic Hall, em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande. O evento reunirá mais de 1.500 profissionais das áreas de saúde, educação e afins, com o objetivo de debater o diagnóstico, tratamento e práticas de apoio para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta aproximadamente 1 em cada 36 crianças no Brasil.

O Congresso contará com renomados especialistas, como o médico neuropediatra Dr. Paulo Liberalesso, a assistente social especializada em saúde mental e TEA Emília Gama, e a fonoaudióloga Marina de Castro Fregnan. Eles abordarão os avanços e os desafios no cuidado a pessoas com TEA, além de discutir temas como a inserção social, o acesso a serviços de saúde e as políticas públicas voltadas ao autismo.

O evento também destacará a necessidade de uma formação contínua de profissionais, especialmente nas áreas de fonoaudiologia e fisioterapia ocupacional, que são essenciais para o tratamento do transtorno, e a situação do atendimento no Estado.

Idealizado por Chayene Georges, mãe de uma criança autista, o Congresso conta com o apoio de estudiosos, especialistas, da OAB MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Prefeitura de Ponta Porã. Para Chayene, o evento representa uma oportunidade fundamental para fortalecer a rede de apoio a famílias e profissionais que lidam com o TEA: “Nosso objetivo é criar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, promovendo mudanças significativas no tratamento do autismo no Brasil”, afirmou.

VEJA MAIS

Mercosul assina acordo de livre comércio com quatro países europeus

À espera da aprovação de um acordo de livre comércio com os 27 países da…

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra…

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a…