A participação de Mato Grosso do Sul no volume de produtos comercializados na Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) cresceu 18,78% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Entre janeiro e junho, foram comercializadas 16,9 mil toneladas de frutas, verduras e legumes produzidos no estado. No mesmo período do ano passado, o volume registrado foi de 14,2 mil toneladas, segundo dados da Dimer (Divisão de Abastecimento e Mercado) da Ceasa-MS.
A comparação com o segundo semestre de 2024 aponta aumento ainda maior, de aproximadamente 19,06%. Do total comercializado no primeiro semestre de 2025, 1,4 mil toneladas passaram pelo Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), localizado na Ceasa-MS.
Produtos mais vendidos
Entre os produtos produzidos em Mato Grosso do Sul, a mandioca se manteve como o mais comercializado, com 3 mil toneladas. O ranking é completado pelos ovos (2,3 mil toneladas) e pela laranja (2,1 mil toneladas). Ao todo, os produtores locais abastecem a Ceasa-MS com 66 produtos diferentes.
O município de Terenos liderou o fornecimento de hortigranjeiros, com 4,4 mil toneladas, seguido por Sidrolândia (4,1 mil toneladas) e Campo Grande, com 1,7 mil toneladas.
“O crescimento de Mato Grosso do Sul no volume de produtos comercializados pela Ceasa-MS demonstra o fortalecimento da produção local e a maior presença dos agricultores sul-mato-grossenses no mercado. É motivo de orgulho para os produtores e para a economia do estado”, afirmou Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa-MS.
Participação de outros estados
São Paulo continua sendo o principal fornecedor de hortifrutigranjeiros para a Ceasa-MS, com 26,9 mil toneladas, seguido pelo Paraná, com 18,9 mil toneladas. Mato Grosso do Sul aparece em terceiro lugar, com 16,9 mil toneladas. No total, a Ceasa-MS comercializou 116.511.538 kg de produtos de janeiro a junho de 2025, volume 9,43% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.