MS se destaca na suinocultura com produção recorde e geração de empregos

Com quase 300 granjas, o Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional na suinocultura, atividade que movimenta 129 empresas, gera 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína em 2024. A expectativa é de crescimento de 10% até 2025.

Os dados foram apresentados no 7º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura, promovido pela Asumas em Dourados. O evento destacou os diferenciais do Estado, como produtividade elevada, grãos a preços competitivos, estrutura moderna e políticas públicas de incentivo.

Segundo o secretário-executivo da Semadesc, Rogério Beretta, a suinocultura se destaca pela integração com a indústria, segurança para investidores e uso de tecnologias sustentáveis. Ele também destacou o programa Leitão Vida, que premia boas práticas de produção.

O Estado já abate mais de 3,3 milhões de suínos por ano, e plantas frigoríficas, como a da Seara em Dourados, ampliam sua capacidade — passando de 5 mil para 10 mil suínos abatidos por dia, com mais de 8 mil funcionários na unidade.

Outro avanço está na produção de biogás e biometano, transformando dejetos em fonte de energia e nova renda para os produtores.

Para o presidente da Asumas, Renato Spera, o setor está estruturado e pronto para crescer. “Vivemos um momento único e promissor para a suinocultura de MS”, afirmou.

VEJA MAIS

Mariana D’Andrea conquista prata no Mundial de Halterofilismo

A brasileira Mariana D’Andrea garantiu a primeira medalha do Brasil no Mundial de Halterofilismo paralímpico…

Festa da Padroeira reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida

A tradicional Festa da Padroeira, realizada pelo Santuário Nacional, atraiu mais de 494 mil devotos…

Ex-presidente do INSS se nega a responder perguntas de relator da CPI 

O ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto se negou a responder as perguntas do relator da Comissão Parlamentar Mista de…