MS pode adotar política de atenção à saúde de mulheres na menopausa

Mato Grosso do Sul poderá instituir uma política pública para garantir atendimento integral e humanizado às mulheres no climatério e na menopausa. A medida está prevista no Projeto de Lei 42/2025, apresentado pelo deputado Neno Razuk (PL) nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa (ALEMS).

A proposta visa criar a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa, estabelecendo diretrizes para melhorar a qualidade do atendimento, com foco na assistência à saúde física e mental.

Entre as ações previstas estão campanhas de conscientização sobre sintomas, exames e tratamentos, incentivo ao atendimento multidisciplinar para diagnóstico precoce de doenças crônicas e capacitação de profissionais da saúde.

Segundo o deputado, a aprovação do projeto representa um avanço para garantir que mulheres nesse período tenham acesso a informações e cuidados adequados para manter a qualidade de vida.

O projeto agora entra em fase de pauta para possíveis emendas e, em seguida, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se aprovado, seguirá para votação nas comissões temáticas e no plenário da Casa de Leis.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…