Entre os dias 11 e 14 de setembro de 2025, Brasília sedia o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, reunindo representantes de comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, comunicadores, especialistas e profissionais de todo o país. O evento tem como objetivo promover a diversidade e reforçar o compromisso com práticas responsáveis no setor turístico.
A Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) participa ativamente do encontro, com destaque para o diretor-presidente Bruno Wendling, que integra a mesa-redonda “Certificação no Turismo: Desvendando caminhos a seguir”. Também participam da discussão Daniela Meres, cofundadora da Gondwana Brasil, e Vilena Silva, doutora em Biodiversidade e Conservação e cofundadora da Compensei. A mediação é da professora doutora Helena Costa, do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB).
“Hoje, a responsabilidade é parte do DNA da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Atuamos com foco em agenda climática, redução da pegada de carbono, gestão de resíduos, turismo transversal e de base comunitária. Participar deste fórum é uma oportunidade valiosa de troca de experiências, aprendizado com outros destinos e reforço do posicionamento de MS como um destino comprometido com a sustentabilidade. Incorporamos práticas sustentáveis em nossa rotina e queremos, cada vez mais, influenciar positivamente o setor turístico sul-mato-grossense”, destacou Bruno Wendling.
Programação e participação do Pantanal
Com mais de 200 participantes de todas as regiões do Brasil, o Fórum oferece quatro dias de atividades imersivas, incluindo palestras, workshops, feira cultural com produtos artesanais e periféricos, visita técnica ao Quilombo Kalunga e a entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável.
Outro destaque da participação sul-mato-grossense é o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que levou ao evento suas experiências e práticas em turismo de natureza e conservação ambiental.
“Nossa presença no Fórum é essencial para fortalecer nossa missão e promover o desenvolvimento sustentável do Pantanal. O evento vai além do networking – ele valida nossas ações e nos permite compartilhar boas práticas relacionadas à conservação do bioma e à valorização da cultura local”, afirmou Isabelle Bueno, gestora de projetos do IHP.
Segundo ela, o evento também abre portas para novas parcerias estratégicas e possíveis fontes de financiamento para ampliar o alcance das ações desenvolvidas no Pantanal.
“Estar aqui nos permite influenciar as políticas públicas do setor e garantir que o crescimento do turismo na região ocorra de forma ordenada, responsável e com respeito ao meio ambiente e às comunidades locais”, concluiu Isabelle.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial: forumturismoresponsavel.com.br