MS fortalece ações de segurança do paciente para evitar falhas em hospitais

O Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, chama a atenção para a necessidade de práticas seguras em todos os níveis da atenção à saúde. Em Mato Grosso do Sul, o tema ganha destaque com a atuação do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Negesp), responsável por implementar protocolos baseados em diretrizes nacionais e internacionais para reduzir riscos e falhas no atendimento.

Segundo a coordenadora do núcleo, médica Eduarda Tebet, a segurança do paciente depende de uma rede integrada. “A cadeia de segurança envolve todos, desde a administração hospitalar até a checagem simples de uma pulseira de identificação feita pelo próprio paciente”, explica.

Ela lembra que médicos envolvidos em erros de atendimento também sofrem impactos emocionais e profissionais, sendo chamados de “segunda vítima”. Por isso, reforça que a abordagem deve ser coletiva, apoiando os profissionais e ao mesmo tempo prevenindo falhas.

Boas práticas e resultados

No Estado, o Negesp atua como referência para estimular protocolos, acompanhar indicadores e capacitar equipes. Entre os exemplos, está o uso do checklist de cirurgia segura da OMS, que pode reduzir a mortalidade cirúrgica em até 43%, segundo estudos internacionais. Outro destaque é o Safe Childbirth Checklist (SCC), também da OMS, que ajuda a diminuir a mortalidade perinatal. Pesquisas mostram que a aplicação do protocolo reduziu em cerca de 11% os casos de natimortalidade.

Problema global

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 2,6 milhões de pessoas morrem por ano em hospitais em decorrência de falhas na atenção à saúde. O número reforça a segurança do paciente como uma questão de saúde pública mundial que exige engajamento permanente de gestores, profissionais e usuários.

VEJA MAIS

Mercosul assina acordo de livre comércio com quatro países europeus

À espera da aprovação de um acordo de livre comércio com os 27 países da…

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra…

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a…