MIS-MS realiza sessão especial em homenagem a Cândido Alberto da Fonseca

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) promove nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, uma sessão especial do Cine MIS em homenagem ao cineasta Cândido Alberto da Fonseca, grande nome na preservação audiovisual da cultura sul-mato-grossense, que faleceu na última quarta-feira (23). A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

A programação da noite contará com a exibição de dois documentários dirigidos por Fonseca: Conceição dos Bugres e Sasha Siemel. Ambas as obras exploram a cultura, a arte e as personalidades da região pantaneira, oferecendo uma visão rica e profunda sobre os personagens e paisagens que definem Mato Grosso do Sul.

Conceição dos Bugres, com cerca de 30 minutos de duração, narra a trajetória da escultora Conceição dos Bugres, destacando sua técnica única e os rudimentares instrumentos que usava, como facão e machadinha, para criar as icônicas figuras conhecidas como “bugres”. O documentário também traz uma história poética sobre a origem do uso da cera nas esculturas, inspirada por um sonho da artista.

Já o documentário Sasha Siemel conta a história do lendário caçador letão que, no início do século XX, se aventurou pelo antigo Estado de Mato Grosso, tornando-se famoso por caçar onças com zagaia. Além de caçador, Siemel se destacou como escritor, fotógrafo e cinegrafista. O filme revela suas fascinantes histórias no Pantanal, ajudando a consolidar sua imagem como um mito e um respeitado documentarista.

A sessão, com duração total de duas horas, das 19h às 21h, promete emocionar os presentes ao relembrar o trabalho sensível e essencial de Cândido Alberto da Fonseca, que dedicou sua carreira a registrar e valorizar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Para Marcio Veiga, coordenador do MIS-MS, esta homenagem é um reconhecimento da importância histórica e estética do trabalho de Fonseca. “Cândido Alberto da Fonseca foi pioneiro ao olhar para Mato Grosso do Sul com os olhos de um documentarista. Seus filmes são preciosos registros de nossa cultura e das figuras que nos definem como povo. Rever essas obras no MIS é, além de uma homenagem, um ato de memória e resistência cultural”, destacou Veiga.

Serviço

Cine MIS – Homenagem a Cândido Alberto da Fonseca
Filmes: Conceição dos Bugres e Sasha Siemel
Classificação indicativa: 14 anos
Data: Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Horário: 19h às 21h
Local: MIS-MS – 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)
Entrada: Gratuita

VEJA MAIS

Desnutrição infantil em Gaza atinge novo recorde em agosto, diz Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou que a desnutrição infantil na…

Corpo de ex-delegado-geral executado em Praia Grande é velado na Alesp

O corpo do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, executado por…

Fórum teme violência do Estado contra negros em pacote legislativo

Na próxima terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve…