Mato Grosso do Sul conquistou reconhecimento internacional pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, por sua atuação como referência na implementação do modelo de Saúde Única – abordagem que integra ações nas áreas de saúde humana, animal e ambiental.
O destaque levou ao convite para participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no 5º Congreso Nacional y 2º Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento (CONASIE 2025), fortalecendo o protagonismo do estado em políticas públicas inovadoras.
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, relembrou os primeiros passos na estruturação do modelo, que vai além da saúde humana e reconhece a preservação ambiental e a saúde animal como fatores determinantes para garantir qualidade de vida à população.
Segundo ela, a consolidação da política está prevista no Plano Plurianual (PPA) da Saúde 2024–2027, como um dos eixos estratégicos da atual gestão estadual.
A institucionalização do modelo ocorreu com a criação da Coordenadoria de Saúde Única (CSU), formalizada por meio do Decreto nº 16.232, de 7 de julho de 2023, que integrou a área ao organograma da SES, ampliando a governança, a articulação intersetorial e a capacidade de resposta do Estado.
“A incorporação da Saúde Única à gestão é uma estratégia de governo. Envolve articulação técnica, definição de prioridades integradas e o alinhamento entre ações de saúde humana, animal e ambiental. Isso permite decisões mais rápidas, uso mais eficiente dos recursos e respostas coordenadas aos desafios da saúde pública”, destacou Maymone.
Reconhecimento internacional
A participação da SES no congresso posiciona Mato Grosso do Sul como referência não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, no desenvolvimento de políticas públicas de saúde inovadoras.
A coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, será uma das palestrantes do evento na Colômbia. Para ela, o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com soluções eficazes e duradouras.
“Nosso objetivo é que essa integração aumente a capacidade de resposta da secretaria e consolide Mato Grosso do Sul como referência internacional em políticas públicas capazes de gerar impactos reais para a população”, afirmou Danila.
O convite também foi celebrado pela Universidade de Córdoba. O vice-reitor de Pesquisa e Extensão da instituição, Deivis Luján Rhenals, destacou o potencial de cooperação entre os dois países:
“O convite à Danila reforça a excelência técnica e científica da Secretaria Estadual de Saúde de MS. Além disso, abre portas para parcerias e acordos de cooperação entre a universidade e a instituição brasileira, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e científico.”