Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por modelo de Saúde Única

Mato Grosso do Sul conquistou reconhecimento internacional pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, por sua atuação como referência na implementação do modelo de Saúde Única – abordagem que integra ações nas áreas de saúde humana, animal e ambiental.

O destaque levou ao convite para participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no 5º Congreso Nacional y 2º Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento (CONASIE 2025), fortalecendo o protagonismo do estado em políticas públicas inovadoras.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, relembrou os primeiros passos na estruturação do modelo, que vai além da saúde humana e reconhece a preservação ambiental e a saúde animal como fatores determinantes para garantir qualidade de vida à população.

Segundo ela, a consolidação da política está prevista no Plano Plurianual (PPA) da Saúde 2024–2027, como um dos eixos estratégicos da atual gestão estadual.

A institucionalização do modelo ocorreu com a criação da Coordenadoria de Saúde Única (CSU), formalizada por meio do Decreto nº 16.232, de 7 de julho de 2023, que integrou a área ao organograma da SES, ampliando a governança, a articulação intersetorial e a capacidade de resposta do Estado.

“A incorporação da Saúde Única à gestão é uma estratégia de governo. Envolve articulação técnica, definição de prioridades integradas e o alinhamento entre ações de saúde humana, animal e ambiental. Isso permite decisões mais rápidas, uso mais eficiente dos recursos e respostas coordenadas aos desafios da saúde pública”, destacou Maymone.

Reconhecimento internacional

A participação da SES no congresso posiciona Mato Grosso do Sul como referência não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, no desenvolvimento de políticas públicas de saúde inovadoras.

A coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, será uma das palestrantes do evento na Colômbia. Para ela, o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com soluções eficazes e duradouras.

“Nosso objetivo é que essa integração aumente a capacidade de resposta da secretaria e consolide Mato Grosso do Sul como referência internacional em políticas públicas capazes de gerar impactos reais para a população”, afirmou Danila.

O convite também foi celebrado pela Universidade de Córdoba. O vice-reitor de Pesquisa e Extensão da instituição, Deivis Luján Rhenals, destacou o potencial de cooperação entre os dois países:

“O convite à Danila reforça a excelência técnica e científica da Secretaria Estadual de Saúde de MS. Além disso, abre portas para parcerias e acordos de cooperação entre a universidade e a instituição brasileira, fortalecendo o intercâmbio acadêmico e científico.”

VEJA MAIS

Apagão atinge oito cidades de MS na noite de segunda-feira

Oito cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Corumbá, e Aquidauana, ficaram sem energia…

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…