Influenza A é principal causa de morte por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

O novo boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (15), mostra que o vírus da influenza A se tornou a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos e uma das três principais entre crianças pequenas. O levantamento aponta aumento nas internações por influenza A em diversas regiões do país, com destaque para o Centro-Sul.

Além da influenza A, o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o maior responsável pelos casos de SRAG em crianças, seguido por rinovírus e também pela própria influenza. A mortalidade infantil por SRAG já se aproxima da dos idosos.

Atualmente, 15 estados apresentam níveis de alerta ou alto risco para SRAG, incluindo MS, SP, RJ, RS, SC e MG, além de estados do Norte e Nordeste.

A Fiocruz reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente entre os mais vulneráveis, e recomenda o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração.

No ano, o Brasil já notificou mais de 56 mil casos de SRAG, sendo 46,5% causados por vírus respiratórios, principalmente VSR (42,7%) e influenza A (15,3%).

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…