Hamas diz que cumprirá acordo e entregará prisioneiros no sábado

Após ameaçar suspender a entrega de prisioneiros no próximo sábado (15), o grupo palestino Hamas informou, nesta quinta-feira (13), que vai cumprir com o cronograma previsto para entrega dos prisioneiros feitos pelo grupo no ataque à Israel em dia 7 de outubro de 2023.

“O Hamas confirma a continuação da implementação do acordo a partir do que foi assinado, incluindo a troca de prisioneiros de acordo com o cronograma especificado”, informou, por meio de nota.

No início desta semana, o grupo disse que suspenderia a entrega de reféns devido às violações de Israel do acordo de cessar-fogo. Segundo autoridades de Gaza, 95 palestinos foram assassinados e outros 824 foram feridos pelas forças israelenses desde o dia 19 de janeiro, dia do início do cessar-fogo.

O governo de Israel prometeu retomar a guerra total em caso de suspensão da entrega dos reféns até o meio-dia de sábado, tendo recebido o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O Hamas informou que tem negociado com os representantes do Egito e do Catar para discutir a implementação do acordo após as violações de Israel e remover obstáculos para o cumprimento das medidas.  

“Nossa delegação se concentrou durante as reuniões e comunicações na necessidade de aderir à implementação de todos os termos do acordo, especialmente no que diz respeito à garantia de moradia para nosso povo e à urgente entrada de caravanas, tendas, equipamentos pesados, suprimentos médicos, combustível e o fluxo contínuo de socorro e tudo o que está estipulado no acordo”, diz o Hamas no informe.

O grupo sustenta que Israel tem bloqueado a entrega de tendas, materiais médicos, mantimentos e equipamentos de remoção de entulhos, assim como o bloqueio da transferência de feridos, conforme teria sido planejado. “A ocupação israelense está obstruindo deliberadamente a viagem de casos médicos pela passagem de fronteira de Rafah”, denuncia.

* Matéria alterada às 12h40 para corrigir informação. No primeiro parágrafo o correto é “entrega dos prisioneiros feitos pelo grupo no ataque à Israel…” ao invés do informado que a “entrega dos prisioneiros acertada no dia 7 de outubro de 2023”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Pré-COP: Brasil propõe resposta global a incêndios florestais

Durante a Pré-COP, em Brasília, evento preparatório à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas…

Lote extra de R$ 1,5 bi do abono salarial será pago nesta quarta-feira

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores com inconsistência nos dados enviados pelos empregadores que trabalharam…

Adolescente de 14 anos é encontrado morto após desaparecer durante pescaria

O corpo de Victor de Souza Silva, de 14 anos, foi encontrado no final da…