Search
Close this search box.

Governo vai contratar servidores temporários para proteção de terras indígenas

O Governo Federal autorizou a contratação de 1.938 servidores temporários para a Funai, com o objetivo de reforçar a proteção dos povos indígenas e seus territórios, além de cumprir decisões judiciais e preservar o meio ambiente.

A medida atende a demandas urgentes, como a proteção de indígenas isolados, fiscalização e desintrusão de terras invadidas, além de ações relacionadas às ADPFs 709, 760 e 991. O reforço ocorre em um cenário de pressão crescente sobre os territórios, devido ao avanço do garimpo ilegal e à degradação ambiental.

Na Terra Indígena Munduruku (PA), uma operação integrada desde novembro de 2024 reúne Funai, Ibama, ICMBio, Força Nacional e outros órgãos para combater atividades ilícitas e proteger comunidades locais. O aumento de casos de malária e a contaminação de rios refletem o impacto social da exploração ilegal.

Com as novas contratações, o governo amplia a capacidade da Funai e fortalece a integração com outros órgãos, intensificando a defesa das Terras Indígenas e da Amazônia.

VEJA MAIS

Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1°), um…

CMN proíbe uso de crédito de custeio para ações de desmatamento

As operações de desmatamento não poderão receber orçamento do crédito de custeio agrícola para serem…

DR com Demori debate conflito Israel-Palestina com professor da PUC-SP

O conflito entre Israel e Palestina será o tema do próximo programa DR Com Demori,…