Frente fria muda o tempo em MS e pode trazer chuva forte, ventos e frio no fim de semana

A partir desta segunda-feira (5), o avanço de uma frente fria, somado ao transporte de ar quente e úmido, provoca mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o céu fica encoberto e há previsão de chuvas, com risco de tempestades, raios e rajadas de vento — principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste, onde os volumes podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas.

Esse cenário meteorológico é provocado pela combinação da frente fria com cavados (áreas de baixa pressão alongadas) e sistemas de baixa pressão atmosférica, que favorecem a formação de instabilidades.

Temperaturas variam pelo estado

As temperaturas também sofrem alterações. No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 14°C e 18°C, com máximas de 19°C a 28°C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas variam de 17°C a 23°C, e as máximas podem chegar aos 31°C. Já no bolsão, leste e norte, os termômetros marcam entre 14°C e 19°C nas mínimas, com máximas de até 32°C. Na capital, Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C e a máxima pode alcançar os 30°C.

Os ventos começam soprando do norte e, ao longo do dia, mudam para o sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Rajadas acima dos 60 km/h podem ocorrer pontualmente.

Estabilidade retorna a partir de terça-feira

Entre terça (6) e quinta-feira (8), a previsão aponta para tempo mais estável, com sol e variação de nuvens, influenciado por um sistema de alta pressão. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva devido à atuação de cavados.

As temperaturas devem cair levemente. No sul, cone-sul e região de Dourados, as mínimas devem oscilar entre 12°C e 17°C, com máximas de até 24°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros marcam entre 16°C e 20°C pela manhã, e entre 21°C e 28°C à tarde. No bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 14°C e 18°C, com máximas que podem chegar a 32°C. Em Campo Grande, a previsão é de 16°C pela manhã e 26°C à tarde.

Durante esses dias, os ventos sopram predominantemente dos quadrantes leste e sul, com velocidades entre 30 e 50 km/h, e possíveis rajadas mais fortes.

Fim de semana será de frio intenso

O próximo fim de semana, entre os dias 9 e 11 de agosto, deve ser marcado por uma forte onda de frio em Mato Grosso do Sul. Uma nova frente fria avança sobre o estado e pode derrubar as temperaturas, principalmente na metade sul.

Segundo o Cemtec, os termômetros podem cair para entre 4°C e 8°C, com possibilidade de temperaturas ainda mais baixas em algumas áreas, o que pode favorecer a ocorrência de geadas.

A orientação é para que a população acompanhe os boletins meteorológicos atualizados e fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil e órgãos oficiais.

VEJA MAIS

Preso em Aquidauana homem que atacou ex com arma, tapa e puxões de cabelo

Na tarde desta segunda-feira (13), o autor de uma tentativa de feminicídio ocorrido no último…

Suspeito de furto é localizado em Três Lagoas com quase R$ 5 mil em dinheiro

Na manhã de segunda-feira (13), agentes da SIG (Seção de Investigação Geral) de Três Lagoas,…

Assembleia Legislativa de MS vota 24 projetos nesta terça

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota nesta terça-feira (13), a partir…