Festival da Cultura Indígena celebra diversidade com eleição de Miss e Mister em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande promove neste sábado (23), às 16h, no Shopping Bosque dos Ipês, a 3ª edição do Festival da Cultura Indígena – Miss e Mister Indígena. O evento integra a programação de aniversário dos 126 anos da Capital e tem como objetivo valorizar e fortalecer as tradições dos povos originários. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Direitos Humanos (SDHU).

A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, entre elas lideranças indígenas. A programação inclui apresentações culturais, desfile dos candidatos em trajes típicos e de gala, exposição de artesanato e a tradicional dança SepuTerena.

Das 24 comunidades indígenas urbanas existentes em Campo Grande, 14 confirmaram participação neste ano. Além disso, 16 artesãos irão expor seus trabalhos, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir peças produzidas pelas comunidades.

O ponto alto será a coroação do Miss e Mister Indígena 2025, que receberão faixas, coroas e brindes. Desde sua primeira edição, o concurso se consolidou como espaço de visibilidade e protagonismo indígena, aproximando a população urbana das tradições ancestrais.

O festival acontece no mesmo mês em que é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), data instituída pela ONU para reforçar a luta pelos direitos humanos, a preservação cultural e a autodeterminação dos povos originários.

Para a superintendente de Política de Direitos Humanos do município, Priscilla Justi, o concurso representa um momento de reconhecimento e respeito.

“O Miss e Mister Indígena é mais do que um concurso, é um ato de valorização das raízes que ajudaram a construir Campo Grande. É uma oportunidade de aprender, celebrar e fortalecer os laços com culturas que fazem parte da nossa história”, destacou.

VEJA MAIS

Em alta há oito pregões, bolsa registra quinto recorde seguido

Em dia de alívio no mercado doméstico e internacional, a bolsa de valores voltou a…

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Campanha de conscientização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para os riscos aumentados que…

Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta

O projeto de Lei Antifacção, assinado pelo presidente Lula e que chegou ao Congresso Nacional,…