A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para o curso “Foto com Celular: Avançado”, que será ministrado gratuitamente pelo fotógrafo e professor Alexandre Sogabe. Voltado para pessoas a partir de 12 anos, o curso acontece nos dias 19 e 26 de julho de 2025, das 14h às 16h30, no Centro Cultural José Octavio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, 453, no Centro de Campo Grande. São 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/oaszhqYonjgct97H9.
A proposta do curso é aprofundar o conhecimento dos participantes sobre o uso da câmera do celular em práticas fotográficas mais avançadas. Entre os conteúdos abordados estão o uso dos modos de prioridade de abertura e de exposição, modo automático e manual, controle do diafragma para trabalhar profundidade de campo, controle do obturador para capturar movimento, além de noções de fotometria e compensação de exposição.
Este é o segundo módulo da série de cursos oferecidos em 2025. A primeira etapa, voltada para iniciantes, foi realizada em junho. A terceira e última parte, com foco em vídeo e edição com celular, está prevista para setembro. Os cursos são independentes, ou seja, os participantes podem escolher apenas aqueles que mais se interessarem, sem prejuízo na aprendizagem.
O curso foi desenvolvido com base na experiência de ensino do ministrante desde 2008 e busca introduzir os participantes aos fundamentos técnicos e artísticos da fotografia. Alexandre Sogabe é Mestre em Estudos de Linguagens, criador do Curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac em 2015 e já coordenou concursos fotográficos como o “Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade”. Também atuou como professor de fotografia na graduação em Publicidade e Propaganda na Anhanguera, foi docente em cursos de pós-graduação na Faculdade Novoeste e coordenador do Museu da Imagem e do Som de MS por três anos.
Os participantes receberão certificado e deverão comparecer às aulas com celulares Android que tenham o aplicativo Open Camera instalado. O uso de câmeras semi-profissionais, profissionais ou mirrorless é opcional. Embora os aparelhos iOS (iPhone) apresentem menor compatibilidade com as ferramentas utilizadas, as inscrições de usuários desses dispositivos também serão aceitas.