Search
Close this search box.

Conheça a avião pulverizador agrícola que não precisa de piloto

A Pyka é uma startup do Vale do Silício, na Califórnia, está de olho no vasto potencial do mercado agrícola brasileiro. “A parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, destaca José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet.

Desde a entrega de sua primeira unidade em 2021, a Pyka ampliou sua atuação com clientes ativos na América do Norte e Central e, atualmente, possui uma frota de 10 aeronaves agrícolas em operação. “Esperamos vender pelo menos 20 unidades em 2025 e aumentar esse número, com a previsão de que o mercado possa absorver até 100 aeronaves por ano”, afirma Mateus Dallacqua, diretor da Synerjet.

As duas empresas querem capitalizar a posição de destaque do Brasil na agricultura global. O país é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar. Nos últimos anos, o Brasil superou os Estados Unidos, tornando-se o maior exportador de algodão do mundo.

Pulverizador pode voar à noite

O Pelican Spray permite que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão e redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para garantir operação ininterrupta 24/7 e cobre até 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare. 

Capaz de operar à noite, a aeronave aumenta significativamente a produtividade ao dobrar a janela de pulverização e maximizar a eficiência, enfrentando pragas noturnas no momento ideal. “O Pelican melhora a eficiência das aplicações agrícolas enquanto promove práticas sustentáveis, reduzindo as emissões de carbono. A aeronave está alinhada com as metas globais de sustentabilidade para o setor agrícola,” acrescenta Brandão.

Alguns dos principais players do agronegócio brasileiro já se comprometeram a integrar o Pelican Spray em suas operações, como a SLC Agrícola, uma das maiores produtoras agrícolas do Brasil, que assinou um acordo para adotar a aeronave autônoma agrícola.

Para Norcia, o Pelican Spray é estratégico ao gerar valor para os produtores rurais do Brasil, país cuja produção de grãos deve crescer 10,2% em 2025 frente a 2024, segundo o IBGE, atingindo 322 milhões de toneladas. “Vamos demonstrar a versatilidade e a tecnologia avançada de nossas aeronaves nas principais feiras agrícolas do Brasil, mostrando a eficiência econômica do modelo e sua capacidade de aumentar a lucratividade dos agricultores, reduzindo significativamente as emissões de carbono”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governador admite que infraestrutura no Monte Rinjani é insuficiente

O governador de West Nusa Tenggara, local onde fica o Monte Rinjani, na Indonésia, divulgou uma…

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anunciou o…

CNU 2025: inscrições começam em 2 de julho, veja tabela de cargos 

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam em 2…