No próximo sábado, dia 19 de julho, o Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, será palco da maior ação de cidadania já realizada em Mato Grosso do Sul, com um foco urgente e necessário: o enfrentamento à violência de gênero. O evento, intitulado “Ação Cidadania #TodosPorElas – Pelo Fim do Feminicídio”, acontece das 8h às 17h e reúne uma ampla rede de instituições públicas e privadas, além de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil.
Ao longo do dia, a população terá acesso gratuito a uma série de serviços nas áreas de saúde, assistência social e jurídica, emissão de documentos e orientação profissional. Também estão previstas rodas de conversa, atividades culturais e educativas para todas as idades, além de serviços voltados ao bem-estar animal, como vacinação antirrábica e agendamento para castração de cães e gatos.
O Sesi participa oferecendo serviços como quick massage e oficinas de inclusão digital voltadas ao público 60+, enquanto o Senai marcará presença com a carreta da panificação, promovendo oficinas práticas de cuca e biscoitos. Um dos destaques da programação é a Carreta Mulheres que Resolvem, que trará um workshop sobre instalação de câmeras e cercas elétricas, com quatro horas de aula.
Entre os diversos serviços oferecidos à população estão a emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), orientação jurídica sobre divórcio, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia, além de consultas de CPF e CNPJ, cancelamento de protestos em cartório, oportunidades de emprego, vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, avaliação de bioimpedância, treinamento em primeiros socorros, capacitação profissional, cortes de cabelo e alimentação no local.
O evento é promovido pelo Sistema Fiems, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e a TV Morena. A ação une duas importantes frentes de atuação social: o tradicional programa Ação Cidadania, que desde 2013 já passou por 21 municípios em 43 edições, totalizando mais de 241 mil atendimentos a 88 mil pessoas; e a campanha #TodosPorElas, idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, do Tribunal de Justiça de MS, que tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a direitos e serviços essenciais, promovendo conscientização e mudança de comportamento.
Durante a última edição da campanha, a secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza, destacou a importância de educar as novas gerações para combater o machismo e promover relações saudáveis. “Estamos falando do machismo estrutural, do patriarcado, e para que a gente mude essa cultura precisamos ensinar aos nossos filhos que o amor não controla, o amor é uma escolha. Devemos ensinar que a força é usada para proteger, não para machucar, e que o respeito é um princípio que todos devem usar”, afirmou, ao lado do filho, que participou do evento com ela no palco.
A expectativa é que a ação reúna milhares de pessoas, oferecendo acolhimento, serviços essenciais e, principalmente, um espaço de escuta, informação e transformação social.