Brasil registra o segundo maior crescimento no consumo de vinhos no mundo

O consumo de vinhos no Brasil registrou um dos maiores crescimentos do mundo nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), entre 2022 e 2023, o país apresentou um aumento de 11,6% na demanda pela bebida, ficando atrás apenas da Romênia, que lidera o ranking com alta de 20%.

A tendência está diretamente ligada à mudança de hábitos durante e após a pandemia, que trouxe o consumo de vinho para dentro dos lares brasileiros. “Durante o isolamento, as pessoas passaram a apreciar mais a bebida em casa, substituindo destilados por vinhos. Com o tempo, esse hábito se incorporou à rotina, até mesmo em eventos sociais e refeições, como acontece em países europeus”, explica a sommelier Gina Facuri.

A especialista também observa o reflexo desse crescimento em nível local, especialmente em Goiânia. Segundo ela, a procura por vinhos tem crescido de forma consistente. “De 2022 para 2023, tivemos um aumento de 18% nas vendas, e em 2024, crescemos mais 20% em relação ao ano anterior”, afirma.

A projeção para os próximos meses segue otimista. Com o aumento do consumo de vinhos brancos e rosés — impulsionado pelo clima quente da região —, a expectativa para 2025 é de um novo salto, com crescimento estimado de 22%.

A OIV também aponta que o Brasil já ocupa o posto de segundo maior consumidor de vinhos das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, reforçando o avanço do país no mercado global da bebida.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…