Base Móvel da GCM reforça segurança no Centro de Campo Grande

A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a região central de Campo Grande passa a contar com um reforço estratégico na segurança pública com a instalação da Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Morada dos Baís. A iniciativa integra o lançamento da operação Campo Grande Mais Segura, que reúne ações coordenadas entre a GCM, Polícia Militar e Polícia Civil, com o objetivo de intensificar o patrulhamento e ampliar a proteção da população, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

A Base Móvel permanecerá instalada no Centro por 30 dias consecutivos, oferecendo uma presença ostensiva e articulada das forças de segurança. Equipada com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas – como a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Ambiental e a equipe de Trânsito – a estrutura visa garantir respostas rápidas e efetivas às demandas da região.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga, a ação segue uma diretriz da gestão municipal voltada ao fortalecimento da presença da GCM nas ruas, com foco na prevenção e na atuação conjunta com outras forças de segurança. “Campo Grande Mais Segura é uma operação contínua e estratégica, com foco na prevenção, abordagem qualificada e atuação integrada. Vamos circular por todas as regiões da cidade, promovendo mais tranquilidade para a população”, afirmou o secretário.

Entre as principais ações estão a Operação Saturação, voltada à redução da criminalidade por meio de patrulhamento intensivo e abordagens preventivas; a Operação Ferro Velho, que fiscaliza estabelecimentos com suspeita de comercialização irregular de materiais como fios de cobre; e a Operação Cerol, que promove conscientização e fiscalização do uso de linhas cortantes, especialmente em épocas de soltura de pipas.

A Patrulha Maria da Penha também atua diretamente no enfrentamento à violência doméstica, oferecendo atendimento especializado a mulheres em situação de risco.

Nas últimas semanas, a Base Móvel passou pelas regiões do Prosa e Lagoa, incluindo os bairros Mata do Jacinto e Vila Fernanda. Nessas áreas, foram realizadas 12 operações, com 696 abordagens a pessoas, 497 fiscalizações de veículos, quatro ações em ferros-velhos e quatro Operações Cerol.

Com o avanço da operação, a expectativa é de que todas as sete regiões urbanas da capital recebam a presença da Base Móvel, reforçando o papel da Guarda Civil Metropolitana como uma força comunitária e preventiva, comprometida com a segurança da população.

VEJA MAIS

Tribunal do Crime é interrompido pela polícia e salva homem de execução em boca de fumo

Um homem foi resgatado pela Polícia Militar após ser mantido em cárcere privado dentro de…

Foragido da Justiça do Paraná por estupro de vulnerável é capturado em MS

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (13), um homem de 34 anos condenado por estupro…

Representantes de Israel e Palestina no Brasil comentam plano de paz

Entidades que representam israelenses e palestinos no Brasil se manifestaram nesta segunda-feira (13) sobre os recentes…