Projeto sobre jatobá garante prêmio a estudantes de Jaraguari

A Escola Estadual José Serafim Ribeiro, de Jaraguari (MS), conquistou o 1º lugar na categoria “Brota Guavira” durante o 8º Seminário Estadual da Guavira. O prêmio reconhece um projeto do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal que investigou as propriedades do jatobá e desenvolveu protótipos de fitocosméticos sustentáveis, além de artesanatos feitos com frutos e sementes da espécie.
A pesquisa foi realizada pelos estudantes Sabryna Dias Ferreira, Yuri Agostinho Santana dos Santos e Eduardo Rodrigues Haerter, orientados pelos professores Alexandre Rocha e João Gabriel Mendes, com apoio técnico de profissionais do Bioparque.
O resultado destaca o impacto da iniciação científica na formação dos alunos e o papel do Clube de Ciências na promoção da educação ambiental, inovação e conservação da biodiversidade. A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou que iniciativas como essa estimulam os jovens a desenvolver soluções sustentáveis.
Durante o evento, instituições como UEMS, AGRAER, UFMS, UFGD, UNIDERP e Assembleia Legislativa discutiram temas ligados à bioeconomia, mudanças climáticas e valorização de espécies nativas.

VEJA MAIS

Polícia do Rio prende 17 pessoas em ação contra mentor de barricadas

A polícia do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (18) um homem identificado como Cosme Rogério…

Motta mantém votação do PL Antifacção mesmo com críticas do governo

Mesmo com críticas do governo federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),…

CPI do Crime ouve direção da PF e promotor que atua contra PCC

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga a atuação do crime organizado…