Polícia Militar de MS inicia operação para reforçar segurança nas fronteiras e divisas

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) lançou nesta terça-feira (4) a Operação Fronteiras e Divisas Seguras, que será realizada em todo o estado até o dia 9 de novembro. O objetivo da ação é fortalecer a presença policial em regiões de fronteira e divisa, além de intensificar o combate aos crimes transnacionais.

A operação busca ampliar a cooperação técnica e operacional entre as forças de segurança, promovendo a troca contínua de informações e a integração das ações de prevenção e repressão a crimes.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa envolve os principais comandos da PMMS — Policiamento Metropolitano, Especializado, Rodoviário, Rural e os Comandos de Policiamento de Áreas —, além de diversas unidades espalhadas pelo estado. A operação também conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, fortalecendo a atuação integrada das forças de segurança.

Cooperação nacional e internacional

Paralelamente, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) participa das Operações Simultâneas 2025, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A iniciativa reúne forças policiais de diferentes estados e países, com foco no enfrentamento ao crime organizado e na troca de inteligência entre as regiões de fronteira.

Segundo o diretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes, a operação representa “um esforço conjunto de todas as forças de segurança, atuando simultaneamente em suas regiões, com foco na cooperação e na troca de informações que fortalecem o enfrentamento ao crime organizado”.

Além do Rio Grande do Sul, participam as Polícias Militares de Santa Catarina e Paraná. No âmbito internacional, integram a ação a Gendarmeria Nacional e a Prefectura Naval da Argentina, as polícias das províncias argentinas de Misiones e Corrientes, e a Polícia Nacional do Uruguai, consolidando uma ampla rede de segurança e integração operacional nas fronteiras.

VEJA MAIS

Caminhão cai de ponte na capital paulista e deixa quatro feridos

Um caminhão que transportava uma carga de caixas de papelão caiu de uma ponte que…

Lula deve sancionar isenção do IR até dia 11, diz Gleisi

Após o Senado aprovar o projeto de lei que isenta quem ganha acima de R$…

Pablo Marçal é denunciado por injúria e difamação contra Datena

O Ministério Público Eleitoral (MPE) paulista formalizou denúncia contra o empresário e influenciador digital Pablo…