A Orquestra Indígena Terena Teko Arandú será destaque na abertura do Festival Balaio Cultural – Todas as Tribos em um Só Espaço, nesta sexta-feira (17), às 19h, no Centro de Convenções de Anastácio (MS). O evento é gratuito e aberto ao público.
Promovido pelo Instituto RessoArte, o festival tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e promover a integração entre diferentes expressões artísticas do município. A programação inclui apresentações de dança, música, capoeira, balé, além de exposições de artesanato, fotografias, livros sagrados, artes visuais e gastronomia regional.
Também integra o festival a premiação do II Concurso Juventude Viva: Poesia, Desenho e Redação, voltado a estudantes da rede pública. O tema deste ano é “A Importância da Cultura Nordestina para Anastácio”. Os vencedores serão reconhecidos em três categorias: poesia, desenho e redação.
Com 12 anos de atuação, a Teko Arandú oferece ensino gratuito de música instrumental a jovens indígenas da etnia Terena e estudantes das redes públicas de Anastácio e Aquidauana. O grupo, formado por cerca de 60 integrantes, promove inclusão e fortalecimento da identidade cultural por meio da música.
O Balaio Cultural conta com apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério da Cultura, Fundação de Cultura de MS, Governo do Estado, Prefeitura de Anastácio, Programa Cultura Viva, Criança Esperança e Unicef.
Mais informações estão disponíveis no site institutoressoarte.com.br e no Instagram @instituto.ressoarte.