Caravana da Castração chega a 20 municípios e amplia acesso gratuito a castrações em MS

O Governo de Mato Grosso do Sul deu início à terceira etapa da Caravana da Castração, que vai atender gratuitamente cães e gatos em 20 municípios da região da Grande Dourados e Cone Sul até dezembro. A ação faz parte do Programa MS Vida Animal, coordenado pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

Após duas fases bem-sucedidas, com mais de 9,6 mil animais castrados, microchipados e medicados, a Caravana segue como uma das maiores iniciativas públicas de proteção e bem-estar animal do Estado. A meta do programa é atingir 20 mil castrações gratuitas até abril de 2026 em 45 municípios.

Nesta nova fase, o atendimento começa por Nova Alvorada do Sul, nos dias 8 e 9 de outubro, e segue até 16 de dezembro, passando por cidades como Rio Brilhante, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Fátima do Sul, Itaquiraí, Ivinhema, entre outras. Cada município terá uma data específica de atendimento e agendamento, que deve ser feito exclusivamente pelo site www.sigpet.ms.gov.br.

Além da castração, os animais recebem microchipagem e medicação, e o serviço é realizado por equipes técnicas especializadas, com estrutura adaptada para garantir segurança e bem-estar.

O superintendente estadual Carlos Eduardo Rodrigues reforça a importância do programa como política pública de saúde.

“A Caravana vai além do controle populacional. Ela ajuda a reduzir animais em situação de rua, previne doenças e promove mais qualidade de vida para a população e os pets. Castrar é um ato de amor e de responsabilidade pública.”

A Caravana da Castração já passou por 24 municípios com apoio das prefeituras e adesão da comunidade. A expectativa é ultrapassar ainda neste ano a marca de 10 mil castrações realizadas.

Para participar, os tutores devem cadastrar seus dados e os dos animais no site do SigPet e ficar atentos às datas de agendamento na sua cidade. O serviço é gratuito, mas as vagas são limitadas por localidade.

Mais informações e inscrições em: www.sigpet.ms.gov.br.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…