A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados, participou nesta quarta-feira (8) da Operação Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal. A ação ocorreu simultaneamente em 16 estados, com foco no combate à exploração e abuso sexual infantil praticados pela internet.
No estado, foram cumpridos três mandados judiciais. Em Dourados, na Aldeia Jaguapirú, policiais apreenderam aparelhos celulares de um investigado, que prestou depoimento na delegacia local. Já em Paraíso das Águas, um homem de 35 anos foi preso em flagrante por armazenamento de material de abuso sexual infantil (CSAM).
As ações são resultado de seis meses de investigação, durante os quais equipes da DEPCA identificaram um volume significativo de conteúdo criminoso sendo compartilhado em ambientes virtuais.
A delegada responsável pelas investigações no estado destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança.
“A operação representa um esforço conjunto para interromper cadeias de violência e proteger vítimas em todo o país”, afirmou.
No cenário nacional, a operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis, com o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão, 11 prisões preventivas, 55 prisões em flagrante, além de duas vítimas resgatadas e dois menores apreendidos (dados parciais).
A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque 100, em qualquer delegacia ou pelo site www.pc.ms.gov.br
, como ferramenta fundamental no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.