A partir da próxima segunda-feira (6), começa em todo o país a campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação daqueles que estão com doses em atraso.
Durante todo o mês de outubro, estarão disponíveis nas unidades de saúde todas as vacinas do calendário básico infantil e adolescente, além dos imunizantes contra a gripe e o sarampo.
Segundo Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, a vacinação contra o sarampo será ofertada para a população de 12 meses a 59 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Crianças entre seis e 11 meses também devem receber a “dose zero” da vacina.
Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal contra o HPV também podem procurar uma das 74 Unidades de Saúde da Família para se imunizar. A vacina é essencial para prevenir infecções que podem evoluir para diversos tipos de câncer.
A campanha vai até o dia 31 de outubro e terá um Dia D de mobilização nacional no dia 18, com as unidades de saúde funcionando em horário especial para ampliar o acesso da população às vacinas.