Cozinha Escola transforma a vida de estudantes da Rede Estadual em Campo Grande

O sonho de uma carreira profissional pode começar onde menos se espera — até mesmo dentro da cozinha da escola. Essa é a realidade de 58 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Mário Blandino, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Eles participam do curso técnico de Gastronomia, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), dentro de uma moderna Cozinha Escola, inaugurada em abril deste ano.

Com estrutura completa e aulas práticas e teóricas, o curso é voltado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que têm uma média de 12 aulas de Gastronomia por semana, de segunda a quinta-feira. O ambiente profissional, que inclui bancadas, utensílios e organização ao estilo “MasterChef”, oferece não só aprendizado técnico, mas também incentiva o espírito criativo, a disciplina e a autonomia dos alunos.

Mão na massa e sonhos no forno

Com 17 anos, o estudante Joseph Henrique Silva, do 2º ano, é um dos que já vislumbram um futuro profissional na área.

“Quero ser chef de cozinha e abrir meu próprio restaurante. No começo, achei as aulas interessantes, hoje vejo como uma carreira que quero seguir. Já sabia fazer doces, mas agora aprendi pratos mais elaborados, como o macarrão ao molho branco bechamel”, conta Joseph.

Já Giovana Pinheiro, de 16 anos, aluna do 1º ano, entrou no curso sem qualquer experiência na cozinha.

“Antes, minha mãe nem deixava eu cozinhar. Agora, já ajudo ela em casa e até ensinei alguns pratos. O que mais gosto de fazer é molho pesto, com manjericão, azeite, pimenta-do-reino, salsa e castanha-do-Pará. Quero seguir nessa profissão”, afirma a jovem.

Aula com sabor profissional

O curso segue uma metodologia que integra teoria e prática, com direito a avaliação bimestral. Cada aula começa com higienização pessoal, seguida pela preparação e execução das receitas do dia, dentro de um plano estruturado.

O professor Fabiano Bonfim Brandão de Souza, que trocou a carreira na informática pela gastronomia há nove anos, é o responsável por conduzir essa transformação:

“Eles aprendem técnicas, planejamento e finalização dos pratos. As avaliações são como em programas de TV, com apresentação, notas e até uma pitada de competição saudável. Já identificamos talentos incríveis nesta primeira turma.”

Fabiano já passou por cursos e experiências no Japão e busca compartilhar com os alunos a mesma dedicação:

“Estudava até 15 horas por dia. Tento mostrar a eles que, com esforço e paixão, dá pra chegar longe. Muitos aqui estão descobrindo não só uma profissão, mas também a própria capacidade.”

Estrutura modelo e pioneirismo

A Cozinha Escola do Mário Blandino é a primeira da Rede Estadual com esse modelo. O espaço foi construído em apenas três meses, no lugar de um antigo laboratório. A iniciativa surpreendeu a comunidade escolar e hoje é motivo de orgulho.

“Foi uma surpresa no início, mas logo vimos o entusiasmo dos alunos. Hoje, a cozinha é a menina dos olhos da escola”, afirma Roberta da Cunha, supervisora de qualificação profissional.
“É um projeto que muda vidas e mostra o quanto a educação profissional pode ser transformadora.”

Expansão da educação profissional

Atualmente, o curso de Gastronomia já está presente em oito escolas estaduais de Campo Grande, atendendo mais de 600 alunos. A proposta é ampliar para outras unidades.

A educação profissional da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul também cresce ano a ano: em 2023, os cursos estavam em 179 escolas. Em 2024, saltaram para 189 e, agora em 2025, já são 256 unidades com oferta de qualificação técnica.

Hoje, cerca de 45% dos alunos do Ensino Médio também cursam uma formação profissional. São mais de 43 mil estudantes em todo o estado, nas 79 cidades de MS, recebendo oportunidades reais de acesso ao mercado de trabalho — ainda dentro da escola.

VEJA MAIS

Apagão atinge oito cidades de MS na noite de segunda-feira

Oito cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Corumbá, e Aquidauana, ficaram sem energia…

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…