A prefeita de Bodoquena, Girleide Rovari, participou nesta quarta-feira (27) do encerramento da campanha Agosto Lilás, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento reuniu representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, além do governador Eduardo Riedel, da primeira-dama Mônica Riedel e lideranças ligadas às políticas de proteção à mulher.
Ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Karen Alves Barbosa Lopes, Girleide destacou a importância da integração entre Estado e municípios para garantir mais segurança às vítimas de violência. “Programas e políticas públicas integrativas são essenciais para dar segurança às mulheres vítimas de violência, seja ela física, psicológica ou patrimonial. Precisamos dessa união de esforços para proteger essas mulheres”, afirmou.
Karen reforçou a necessidade de ampliar o amparo social e psicológico às vítimas, lembrando que muitas acreditam estar sozinhas. “Além da segurança e das medidas protetivas, é essencial que a mulher saiba que existem políticas sociais que oferecem suporte para recomeçar com dignidade. Esse é o papel do poder público, e por isso estamos aqui”, disse.
Durante a cerimônia, o Governo do Estado anunciou novas ações de enfrentamento à violência doméstica, como a criação da I.A Vitória, ferramenta de orientação disponível 24 horas via WhatsApp; a municipalização do Ceamca, com 12 novas unidades no interior; e a ampliação do programa Protege MS, que será estendido a todos os municípios.
Também foram lançados cursos de formação para profissionais da rede de atendimento e lideranças comunitárias, além da entrega do selo Empresa Amiga da Mulher. Outro destaque foi a criação do Fórum das Gestoras Estaduais de Políticas Públicas para Mulheres, espaço de articulação entre cidades.
Com o tema “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, o Agosto Lilás encerrou reforçando que o combate à violência contra a mulher depende da união entre governo, municípios, sociedade civil e empresas