Monumento dos Tuiuiús é revitalizado em comemoração aos 126 anos de Campo Grande

Em comemoração aos 126 anos de Campo Grande, o Monumento dos Tuiuiús, um dos principais cartões-postais da cidade, foi oficialmente revitalizado nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional da Cidade Morena, local onde as esculturas estão instaladas.

O projeto é resultado de uma parceria entre as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso do Sul, a Aena Brasil, administradora do aeroporto, e o artista plástico Cleir, responsável pela reconstrução das três esculturas icônicas: Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo. As peças haviam sido danificadas por um vendaval e retornam agora como símbolos culturais da Capital.

Segundo Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, a revitalização reforça a identidade cultural da cidade. “O Monumento dos Tuiuiús é um presente para Campo Grande e valoriza um de seus maiores símbolos”, destacou.

O presidente da Sicredi Campo Grande MS, Wardes Lemos, também comentou a iniciativa: “A revitalização simboliza nosso compromisso coletivo com a cidade e a importância de devolver à comunidade aquilo que ela constrói conosco.”

O diretor da Aena Brasil, Usiel Paulo Vieira, enfatizou a relevância do monumento para a cultura local: “O aeroporto é a principal porta de entrada da cidade, e os tuiuiús representam a cultura pantaneira. Restaurar as esculturas é um orgulho para a Aena Brasil e um presente para Campo Grande.”

Criado há 25 anos, o Monumento dos Tuiuiús homenageia o Pantanal e simboliza a integração entre natureza e aviação. As aves, representadas em posições que lembram pouso, decolagem e abastecimento, dão boas-vindas a todos que chegam à cidade.

O artista responsável pela obra, Cleir, destacou a importância do marco: “É emocionante ver o Monumento revitalizado. Saber que ele é reconhecido como símbolo do Pantanal é uma grande satisfação.”

Além da restauração das esculturas, a revitalização também incluiu a reinstalação do relógio do Sicredi, que marca a hora e a temperatura, resgatando a memória afetiva da população, valorizando a arte local e fortalecendo o turismo na cidade.

Os nomes dos Tuiuiús

Em 2018, um concurso cultural definiu os nomes das três esculturas. O vencedor, o policial civil Izaltino Ojeda Pereira, batizou-as como Asa Branca, Majestoso e Zé Bicudo. Para ele, o monumento é mais que uma obra de arte: é um símbolo cultural que precisa ser preservado. “Os tuiuiús chamam a atenção de moradores e visitantes, representando nossa identidade e servindo de referência para as próximas gerações”, afirmou.

VEJA MAIS

Jovem é baleado em casa após ser surpreendido por dupla em motocicleta no Portal Caiobá ( Vídeo)

Um jovem foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite de terça-feira (15) após…

Igreja Católica é lenta para ajudar vítimas de abuso, diz comissão

A Comissão de Proteção à Criança do Vaticano critica os líderes católicos graduados em relatório anual divulgado…

Rio apresentará plano para recuperar territórios ocupados pelo crime

O secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Marcelo Menezes, informou que o estado do…