Bodoquena realiza o 1º Festival da Mandioca na Feira do Produtor

No último sábado (16), a Feira do Produtor de Bodoquena foi palco do 1º Festival da Mandioca, um evento que reuniu sabores, cultura e tradição em torno de um dos ingredientes mais presentes na mesa do brasileiro. Com a participação de moradores, empreendedores locais e visitantes, o festival celebrou a criatividade gastronômica e a força da agricultura familiar no município.

O destaque ficou por conta do Concurso de Melhor Prato Salgado à Base de Mandioca, que encantou o público e os jurados com combinações inovadoras.

Ao todo, nove pratos concorreram, trazendo desde receitas tradicionais até releituras criativas. O primeiro lugar ficou com Jhennifer Gonçalves de Souza, que apresentou um delicioso Escondidinho de Guariroba e foi premiada com um passeio Adventure oferecido pelo atrativo Boca da Onça.

O segundo lugar foi para Maria Isabel Domingos de Brito, com o prato Ouro do Cerrado, enquanto o terceiro lugar ficou com Selma Franco Ricardo, que preparou um Escondidinho de carne de sol e banana da terra. Além disso, os vencedores receberam premiação em dinheiro, graças ao apoio do Quase Tudo, que contribuiu com R$ 200.

O festival também contou com a divertida disputa da Maior Raiz de Mandioca, vencida por Isaque Lopes, representando a Associação do Assentamento Campina.

O evento foi enriquecido pela presença de empreendedores locais, como associações, moto clubes, pastorais e conveniências, que montaram quiosques com produtos e variedades para os visitantes. O clima foi de confraternização e valorização da mandioca como símbolo da produção agrícola e da identidade cultural de Bodoquena.

Os jurados que tiveram a difícil missão de avaliar os pratos foram Johann Peter Hilgenstieler e Michelle Schenekenberg Elias, chefs de cozinha do atrativo Boca da Onça; Jean Antunes, diretor de Cultura e Turismo de Guia Lopes; Jakeline Ayala, diretora do Departamento de Agricultura Familiar de Jardim; e Jhersyka Cleve da Rosa, diretora de Turismo de Jardim.

A realização do 1º Festival da Mandioca só foi possível graças à união de esforços entre comunidade, poder público e apoiadores, como Marquinhos Batasin (Fazenda Primavera), Coringas Pizzaria, C&E Soluções Elétricas, Cachoeiras Serra da Bodoquena, Boca da Onça e Quase Tudo, que acreditaram na importância de fomentar a agricultura familiar e valorizar a culinária regional.

O sucesso da primeira edição demonstra o potencial do festival para se tornar tradição no calendário cultural e turístico da cidade, fortalecendo a produção local e atraindo visitantes em busca dos sabores únicos de Bodoquena.

 

VEJA MAIS

Bebê morre atropelada por caminhão conduzido pelo tio em Corumbá

Uma criança de 1 ano e 11 meses perdeu a vida após ser atropelada por…

Discussão entre mães termina em tapa em Campo Grande

Uma discussão entre duas moradoras do bairro Vila Cidade Morena, em Campo Grande, terminou em…

Tribunal do Crime é interrompido pela polícia e salva homem de execução em boca de fumo

Um homem foi resgatado pela Polícia Militar após ser mantido em cárcere privado dentro de…