Vacinação antirrábica começa nesta segunda em Campo Grande


A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos em Campo Grande começa nesta segunda-feira (4), com início pela Região Urbana do Segredo. Realizada anualmente pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), a ação tem como meta imunizar cerca de 180 mil animais em toda a cidade.

Para isso, 64 agentes de endemias serão mobilizados e divididos em duplas, percorrendo aproximadamente 300 mil imóveis. Durante as visitas domiciliares, cães e gatos serão vacinados. Caso os moradores não estejam em casa no momento da visita, as equipes deixarão um aviso com os horários em que a vacina pode ser aplicada diretamente na sede da CCZ, permitindo que o tutor leve o animal por conta própria.

A vacinação antirrábica é considerada essencial no combate ao vírus da raiva, que é fatal na maioria dos casos tanto em humanos quanto em animais. Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, só neste ano foram registrados nove casos de morcegos com resultado positivo para a raiva em Campo Grande, o que reforça a importância da imunização dos pets. Ela alerta que cães e gatos costumam interagir com morcegos em situações incomuns — como quando estão caídos no chão ou dentro de residências — o que aumenta o risco de contágio.

Além da vacinação domiciliar, a campanha prevê dois “Dias D” com postos de vacinação em pontos estratégicos da cidade, cujas datas e locais serão divulgados em breve. A vacina também está disponível durante todo o ano na sede da CCZ.

O lançamento oficial da campanha acontece às 8h no Parque Tarsila do Amaral, de onde as equipes sairão para dar início à vacinação nas residências.

VEJA MAIS

Assembleia Legislativa de MS vota 24 projetos nesta terça

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota nesta terça-feira (13), a partir…

Israel começa a libertar presos palestinos

Israel começou a libertar, nesta segunda-feira (13), quase dois mil palestinos que estavam presos, conforme…

Mariana D’Andrea conquista prata no Mundial de Halterofilismo

A brasileira Mariana D’Andrea garantiu a primeira medalha do Brasil no Mundial de Halterofilismo paralímpico…