A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a região central de Campo Grande passa a contar com um reforço estratégico na segurança pública com a instalação da Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Morada dos Baís. A iniciativa integra o lançamento da operação Campo Grande Mais Segura, que reúne ações coordenadas entre a GCM, Polícia Militar e Polícia Civil, com o objetivo de intensificar o patrulhamento e ampliar a proteção da população, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
A Base Móvel permanecerá instalada no Centro por 30 dias consecutivos, oferecendo uma presença ostensiva e articulada das forças de segurança. Equipada com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas – como a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Ambiental e a equipe de Trânsito – a estrutura visa garantir respostas rápidas e efetivas às demandas da região.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga, a ação segue uma diretriz da gestão municipal voltada ao fortalecimento da presença da GCM nas ruas, com foco na prevenção e na atuação conjunta com outras forças de segurança. “Campo Grande Mais Segura é uma operação contínua e estratégica, com foco na prevenção, abordagem qualificada e atuação integrada. Vamos circular por todas as regiões da cidade, promovendo mais tranquilidade para a população”, afirmou o secretário.
Entre as principais ações estão a Operação Saturação, voltada à redução da criminalidade por meio de patrulhamento intensivo e abordagens preventivas; a Operação Ferro Velho, que fiscaliza estabelecimentos com suspeita de comercialização irregular de materiais como fios de cobre; e a Operação Cerol, que promove conscientização e fiscalização do uso de linhas cortantes, especialmente em épocas de soltura de pipas.
A Patrulha Maria da Penha também atua diretamente no enfrentamento à violência doméstica, oferecendo atendimento especializado a mulheres em situação de risco.
Nas últimas semanas, a Base Móvel passou pelas regiões do Prosa e Lagoa, incluindo os bairros Mata do Jacinto e Vila Fernanda. Nessas áreas, foram realizadas 12 operações, com 696 abordagens a pessoas, 497 fiscalizações de veículos, quatro ações em ferros-velhos e quatro Operações Cerol.
Com o avanço da operação, a expectativa é de que todas as sete regiões urbanas da capital recebam a presença da Base Móvel, reforçando o papel da Guarda Civil Metropolitana como uma força comunitária e preventiva, comprometida com a segurança da população.