Lula ao lado dos presidentes Yamandú Orsi, Gabriel Boric e Gustavo Petro
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (21), que não existe uma guerra comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, apesar do presidente norte-americano ter aplicado tarifas de 50% sobre importações do Brasil.
“Nós não estamos numa guerra tarifária. Guerra tarifária vai começar na hora que eu der resposta ao Trump, se ele não mudar de opinião”, disse o petista que participou de uma reunião sobre democracia no Chile.
Em outro momento do encontro, sem citar diretamente o republicano, o brasileiro disse que governantes e a sociedade precisam atuar junto em um momento no qual “o extremismo tenta reeditar práticas intervencionistas”.
“Precisamos atuar juntos. A defesa da democracia não cabe somente aos governos. Requer participação ativa da academia, dos parlamentos, da sociedade civil, da mídia e do setor privado”, declarou Lula.
O evento discutiu a defesa da democracia e maneiras de enfrentar e combater a desinformação. Participaram da reunião os presidentes do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; do Uruguai, Yamandú Orsi; e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.