14ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul acontece de 11 a 13 de julho

Campo Grande recebe entre os dias 11 e 13 de julho a 14ª edição das Paraesc, as Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, o maior evento estudantil de paradesporto do estado. A cerimônia de abertura será na sexta-feira (11), às 18h30, no Eco Hotel do Lago.

Organizada pela Fundesporte, vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), a competição tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou visual, promovendo inclusão e desenvolvimento técnico.

Nesta edição, as modalidades em disputa são atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton. O evento também funciona como etapa seletiva para as Paralimpíadas Escolares nacionais, que serão realizadas em São Paulo em novembro, com a expectativa de Mato Grosso do Sul participar em nove modalidades.

O evento registra recorde de participação, com atletas de 17 municípios, entre eles Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, totalizando cerca de 350 competidores.

O secretário Marcelo Miranda destaca a importância das Paraesc para a inclusão social e o reconhecimento dos jovens atletas. “É um espaço de protagonismo, onde eles mostram talento e superam desafios, ensinando o verdadeiro significado de cidadania”, afirma.

Para Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, o esporte é uma política pública fundamental para o bem-estar das pessoas com deficiência. “Queremos ampliar ainda mais o acesso e o número de modalidades nas Paralimpíadas Escolares”, destaca.

Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas da Fundesporte, ressalta o crescimento do evento, que passou de 13 para 17 municípios participantes em um ano, consolidando o paradesporto no estado e preparando atletas para a etapa nacional, o maior evento escolar do gênero no mundo.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…