MS simplifica licenciamento ambiental para uso controlado do fogo na prevenção de incêndios

Mato Grosso do Sul adotou novas regras que facilitam o licenciamento ambiental para o uso planejado do fogo como medida preventiva contra incêndios florestais. As mudanças abrangem pequenas propriedades rurais, comunidades tradicionais, projetos de pesquisa e outras áreas, tornando o processo mais ágil e acessível.

Agora, o Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) e a queima prescrita — técnica que utiliza fogo controlado para reduzir o excesso de vegetação seca e evitar incêndios maiores — estão isentos das taxas de licenciamento ambiental, que antes eram cobradas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Para garantir que as comunidades estejam preparadas e possam formar brigadas de combate, o processo passou a exigir menos burocracia. Agricultores familiares e pessoas assentadas, por exemplo, precisam apenas apresentar uma declaração da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para comprovar sua condição.

A resolução estabelece três categorias específicas para licenciamento, com regras distintas para cada uma: plano de manejo integrado do fogo, queima prescrita em áreas prioritárias, como unidades de conservação, e queima em áreas não prioritárias.

Durante o período emergencial de prevenção, que vai de março a 23 de setembro, a confecção de aceiros — faixas sem vegetação para impedir a propagação do fogo — com até 50 metros de largura não precisa de licenciamento ambiental, apenas comunicação prévia ao Imasul. Para aceiros entre 10 e 30 metros, o licenciamento é feito imediatamente por meio de uma declaração ambiental no sistema digital SIRIEMA.

Além disso, produtores e assentados devem apresentar um atestado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), comprovando que atendem às normas de segurança contra incêndios. Isso inclui a implantação de aceiros, brigadas equipadas e reserva de água, entre outras medidas.

O atestado é solicitado gratuitamente pelo sistema Prevenir, disponível no site https://prevenir.bombeiros.ms.gov.br/.

VEJA MAIS

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…

Rio investiga cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que subiu para cinco o…