Carcará com suspeita de gripe aviária é investigado em MS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está investigando um novo caso suspeito de gripe aviária em Mato Grosso do Sul. A possível infecção foi identificada em um carcará (Caracara plancus), ave de rapina encontrada no município de Anaurilândia.

Ao longo de 2025, o estado já analisou 18 ocorrências suspeitas, com 11 amostras coletadas para exames laboratoriais mais detalhados. Além disso, mais de 30 notificações foram oficialmente descartadas.

As investigações abrangem diferentes regiões do estado, envolvendo tanto aves domésticas quanto silvestres. Municípios como Angélica, Amambai, Terenos, Jardim, Jaraguari, Inocência e Paraíso das Águas já tiveram registros analisados e considerados negativos para a doença.

Desde o início do monitoramento, Mato Grosso do Sul confirmou apenas um caso de gripe aviária, registrado em 2023, em uma galinha de criação doméstica no município de Bonito. Neste ano, o Brasil contabiliza quatro casos confirmados: um em granja comercial e três em criações de subsistência nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

As amostras de aves com suspeita da doença são encaminhadas ao laboratório oficial do MAPA, localizado em Campinas (SP), responsável pelos exames diagnósticos. As atualizações das investigações estão disponíveis no Painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, plataforma mantida pelo ministério para monitoramento em tempo real.

 

VEJA MAIS

Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada…

Palmeiras reage e goleia RB Bragantino com gols da dupla "Flaco Roque"

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão Vitor…

Projeto Coisa Corpo Matéria leva arte contemporânea ao Cerrado Abierto em Campo Grande

Campo Grande recebe, de 19 de outubro a 7 de novembro, o projeto Coisa Corpo…