MS amplia rede de estações meteorológicas e fortalece monitoramento climático

Mato Grosso do Sul vai contar, em breve, com uma rede de 70 estações meteorológicas cobrindo todo o território estadual. A estrutura permitirá o envio de dados em tempo real sobre as variáveis do tempo, abastecendo os bancos de dados nacionais e reforçando o monitoramento climático, especialmente para a atividade agropecuária.

A ampliação da rede foi confirmada na última segunda-feira (17) pelo diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Carlos Alberto Jurgilewicz, durante reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. Serão instaladas mais nove estações na Bacia do Rio Paraná, totalizando 36 unidades do Inmet em operação no Estado.

O Inmet, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, é parceiro do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ligado à Semadesc. Ambos compartilham os dados coletados pelas estações meteorológicas para análise e divulgação.

Atualmente, o Cemtec conta com 42 estações próprias, sendo que 19 delas estão em fase de instalação, principalmente na Bacia do Rio Paraguai, onde ainda há regiões sem cobertura adequada. Segundo Jaime Verruck, com a nova configuração, será possível remanejar algumas unidades previstas para a Bacia do Paraná, ampliando a presença na Bacia do Paraguai.

“Vamos apresentar até a próxima semana os pontos de instalação das novas estações na Bacia do Paraná. Como a cobertura nessa região já chega a quase 80%, avaliaremos a realocação de algumas estações adquiridas pelo Estado para áreas que ainda carecem de monitoramento, como a Bacia do Paraguai”, explicou o secretário.

Com essa expansão, Mato Grosso do Sul se aproximará de uma cobertura total, atendendo com mais precisão regiões que ainda necessitam de detalhamento climático. “O Inmet sinalizou que pode ampliar ainda mais a rede, caso o Estado identifique novas necessidades. São informações fundamentais para a agrometeorologia, permitindo antecipar decisões no campo e otimizar recursos no melhor momento”, completou Verruck.

Durante o encontro, também foi discutida a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Inmet, que garante o compartilhamento dos dados das estações próprias com o banco de dados nacional, processados e divulgados posteriormente pelos técnicos do Cemtec.

A reunião contou ainda com a participação do secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, e da coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

VEJA MAIS

Mercosul assina acordo de livre comércio com quatro países europeus

À espera da aprovação de um acordo de livre comércio com os 27 países da…

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o andamento de processos criminais contra…

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a…