Influenza A é principal causa de morte por SRAG em idosos, alerta Fiocruz

O novo boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (15), mostra que o vírus da influenza A se tornou a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos e uma das três principais entre crianças pequenas. O levantamento aponta aumento nas internações por influenza A em diversas regiões do país, com destaque para o Centro-Sul.

Além da influenza A, o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o maior responsável pelos casos de SRAG em crianças, seguido por rinovírus e também pela própria influenza. A mortalidade infantil por SRAG já se aproxima da dos idosos.

Atualmente, 15 estados apresentam níveis de alerta ou alto risco para SRAG, incluindo MS, SP, RJ, RS, SC e MG, além de estados do Norte e Nordeste.

A Fiocruz reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente entre os mais vulneráveis, e recomenda o uso de máscaras em locais fechados e com aglomeração.

No ano, o Brasil já notificou mais de 56 mil casos de SRAG, sendo 46,5% causados por vírus respiratórios, principalmente VSR (42,7%) e influenza A (15,3%).

VEJA MAIS

Apagão atinge oito cidades de MS na noite de segunda-feira

Oito cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, Corumbá, e Aquidauana, ficaram sem energia…

“Antes tarde do que nunca”, diz Lula sobre fim do conflito em Gaza

Ao comentar o atual momento de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio…

Homem sofre espancamento após ser acusado de roubar moto em Campo Grande

Um homem de 36 anos foi brutalmente espancado por um grupo de quatro pessoas na…