Caravana da Castração inicia capacitação para municípios de MS nesta quinta-feira

A Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal (Suprova), ligada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), realiza nesta quinta-feira (24), em Campo Grande, uma capacitação voltada aos representantes dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O encontro ocorre no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”.

A ação marca o início das atividades operacionais do projeto, que tem como foco a castração gratuita de cães e gatos em todo o Mato Grosso do Sul. Durante o evento, os gestores municipais receberão orientações técnicas e logísticas para a implementação local da iniciativa, além de treinamento no uso do sistema SigPet – plataforma digital de cadastro e controle de vagas nas campanhas de castração.

Também será apresentado o Guia Prático da Caravana da Castração, o plano de trabalho da ação e o termo de cooperação a ser firmado com os municípios participantes. Entre as exigências está a execução de um calendário municipal de conscientização sobre maus-tratos contra animais, que deve ser conduzido por cada gestão local como contrapartida à adesão ao projeto.

Com um investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração pretende realizar 20 mil castrações em todo o estado, além de microchipagem e medicação dos animais atendidos. A primeira etapa da ação será concentrada na região do Pantanal, definida com base em indicadores de risco para zoonoses e densidade populacional de animais.

De acordo com o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas de bem-estar animal. “É uma política que vai além da causa animal. Trata-se de um instrumento de cidadania, saúde e educação, que contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva”, afirmou.

O superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, reforçou a importância da articulação entre Estado e municípios. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população. Ao capacitar os municípios, garantimos a efetividade da política pública e o fortalecimento do compromisso social com o bem-estar animal”, destacou.

VEJA MAIS

Bebê morre atropelada por caminhão conduzido pelo tio em Corumbá

Uma criança de 1 ano e 11 meses perdeu a vida após ser atropelada por…

Discussão entre mães termina em tapa em Campo Grande

Uma discussão entre duas moradoras do bairro Vila Cidade Morena, em Campo Grande, terminou em…

Tribunal do Crime é interrompido pela polícia e salva homem de execução em boca de fumo

Um homem foi resgatado pela Polícia Militar após ser mantido em cárcere privado dentro de…