CNU: matrículas para cinco cursos de formação da Enap terminam hoje

O prazo para matrículas nos cinco cursos de formação inicial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) organizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) termina as 23h59 desta terça-feira (18).

A matrícula deve ser feita diretamente no site da escola, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal Gov.br, em um formulário eletrônico.

A Enap informa que não envia e-mail para iniciar a matrícula, nem faz contato direto com candidatos.

A Enap é responsável pelo curso de formação de cinco das nove carreiras que têm esta etapa do certame. Estes cursos são presenciais, de segunda a sexta-feira, e serão realizados em diferentes endereços de Brasília.

  • especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG);
  • analista de comércio exterior (ACE);
  • analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);
  • analista de tecnologia de informação (ATI); e
  • analista de infraestrutura (AIE).

A instituição esclarece que a não realização de matrícula ou a exclusão de qualquer candidato por ausência ou ato infrator não implicará a convocação de novo candidato para o curso de formação nesta primeira edição do concurso unificado.

Formação

Para as nove carreiras do CNU, o curso de formação é a terceira etapa do chamado Enem dos Concursos e tem caráter eliminatório e classificatório.

Isso significa que quem não confirmar a matrícula dentro do prazo ou não participar será automaticamente eliminado do cargo para o qual foi convocado.

A reprovação no curso também resulta na eliminação daquele cargo do certame e a nota obtida no curso será usada na classificação final do candidato.

Os cursos são exclusivos e refletem as necessidades de cada uma das carreiras. A metodologia será baseada no ensino e aprendizagem de adultos, com foco na prática, na solução de problemas e na inovação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) explica que os cursos têm o objetivo de preparar os candidatos para desenvolver competências essenciais para a atuação no serviço público, visando a formação integral dos candidatos. Os cursos incluem orientações sobre valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão.

Para ser aprovado, o candidato deve obter uma média final de pelo menos 70% do total de pontos do curso, atingir no mínimo 60% em cada prova e manter uma frequência de 75% das aulas, com exceção de faltas justificadas.

Confira os detalhes sobre a realização de cada um dos cinco cursos de formação da Enap:

Duração: 580 horas
Modalidade: presencial
Início: 1º de abril
Local: sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília

Duração: 380 horas
Modalidade: presencial
Início: 1º de abril
Local: sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília

Duração: 440 horas
Modalidade: presencial
Início: 15 de abril
Local: sede da Academia Nacional de Polícia no endereço Rodovia DF-001, KM 02, Setor Habitacional, Taquari – Lago Norte, Brasília 

Duração: 440 horas
Modalidade: presencial
Início: 22 de abril
Local:  sede da Enap no endereço SAIS Área 2A, Brasília 

Duração: 440 horas
Modalidade: presencial
Início: 8 de abril
Local: sede da Academia Nacional de Polícia no endereço Rodovia DF-001, KM 02, Setor Habitacional, Taquari – Lago Norte, Brasília

Em caso de dúvidas sobre o processo de matrículas, os candidatos podem acessar a página online.

Sobre os demais cursos de formação inicial do CNU, organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o período de matrículas terminou nesta segunda-feira (17).
 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bebê morre atropelada por caminhão conduzido pelo tio em Corumbá

Uma criança de 1 ano e 11 meses perdeu a vida após ser atropelada por…

Discussão entre mães termina em tapa em Campo Grande

Uma discussão entre duas moradoras do bairro Vila Cidade Morena, em Campo Grande, terminou em…

Tribunal do Crime é interrompido pela polícia e salva homem de execução em boca de fumo

Um homem foi resgatado pela Polícia Militar após ser mantido em cárcere privado dentro de…